Eu e minha casa serviremos ao Senhor, na simplicidade de nosso cotidiano. – Josué 24,15

Todo dia, ao acordarmos, Deus nos oferece novas oportunidades para vivenciarmos com bom êxito nossas experiências de cada dia.

As primeiras pessoas que temos oportunidade de fazer essas experiências são da família.

E é dentro desse grupo de pessoas que encontramos nossa primeira comunidade. A família é a nossa primeira comum unidade, lugar onde vivemos em unidade para um bem comum entre os envolvidos.

Todas as vezes que estivermos fazendo o bem para um membro de nossa família, estaremos servindo ao próprio Deus que se fez carne e quis habitar em nós no seio de uma família, na pequena e singela família de Nazaré: Jesus, Maria e José.

Nos simples gestos de arrumação e conservação de nossa casa, ambiente em que vivemos, podemos expressar gratidão a tudo que Deus nos oferta por Seu amor.

A vida familiar deve ser preservada em seus costumes e valores a fim de que seja o porto seguro de uma pessoa. É no aconchego de um lar que uma criança se transforma em um adulto equilibrado para viver em sociedade. É o lugar dos primeiros passos de um cidadão consciente de seus deveres, mas também indivíduos prontos a conquistar seus direitos.

Na sociedade atual, esse nosso porto seguro está sendo cada vez mais atacado por valores que denigrem a família e fazem a vida cotidiana ser superficial, não dando o devido valor a simples gestos que são de fundamental importância para nós.

Quando deixamos entrar em nossa casa o egoísmo, a discórdia, a ira, a busca desenfreada por dinheiro e poder estamos também desabonando este lar, local onde deve haver harmonia entre as pessoas.

Não devemos servir ao dinheiro e ao poder da mesma forma que servimos a Deus.

Na Bíblia, em Josué 24,14-18, Deus nos ensina que não podemos servir a outros deuses. Há só um Deus que nos retira de nossas transgressões e nos coloca de pé para a caminhada com Ele. Só podemos servir a esse Deus de Amor que nos entregou Seu próprio Filho Amado, nosso Senhor Jesus Cristo para nos salvar de nossos pecados e nos oferecer vida plena.

Que Deus nosso Pai nos ensine cada vez mais a louvar ao Senhor e que eu e minha casa, verdadeiramente sirvamos ao Senhor!

Por Elaine Cristina Porto

A caridade não passará

Missa Exequial do Diácono Permanente Geraldino Pereira Coutinho é celebrada em Santo André

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino