Diocese de Santo André

Diocese inicia diálogo com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC

No dia 19 de dezembro de 1999 nascia o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, um organismo que congrega as administrações das sete cidades de nossa região, a mesma região que abrange os municípios da Diocese de Santo André. E justamente para conhecer os mecanismos, as ações ali desenvolvidas, na tarde desta sexta-feira, (02/09), o bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini visitou as dependências e foi acolhido pelo presidente, o prefeito Luiz Marinho.

Por mais de duas horas, Dom Pedro, que estava acompanhado de sua assessoria de imprensa, e dos sacerdotes: Padre Guilherme, Padre Tiago e Padre Joel Nery, recebeu as informações pertinentes aos estudos elaborados pelos mais de vinte e cinco grupos de trabalho hoje em execução, principalmente abordando questões como o déficit habitacional, os gargalos do trânsito, situação do saneamento básico e promoção social, que inclusive acolhe a mulher agredida em seu lar e com risco de vida.

Dom Pedro também ficou feliz em saber que uma das atenções dadas se refere aos migrantes que chegam em grande número em nossa região e que sem uma acolhida adequada sofrem muito para se adaptarem.

O Secretário Executivo da entidade, Luis Paulo Bresciani, respondendo a uma das perguntas, contou que a Igreja Católica foi a primeira instituição religiosa que procurou o Consórcio para um diálogo. Luiz Marinho, que recebeu uma imagem de Santo André, se mostrava feliz com a iniciativa da Diocese e abriu as portas para uma eficaz parceria.

 Dom Pedro, por sua vez, convidou os técnicos para que realizem palestras na Mitra Diocesana, e juntos promovam estudos para conhecer melhor os anseios e necessidades da população do Grande ABC. Também contou que contratou uma pesquisa socioeconômica da USCS e que com alegria partilhará os dados tão logo ela esteja concluída.

Religiosidade

Ao final do encontro, o bispo diocesano indagou que não entende como as pesquisas solicitadas por prefeituras, grupos empresariais visando conhecer a população de uma região tão religiosa como a do Grande ABC, não leve em consideração este importante item que é o aspecto da fé. “O homem é um ser naturalmente religioso. Está dentro de si este sentido espiritual. E este fato não pode ser esquecido diante de uma pesquisa sócio, econômico e cultural”, alertou.

DSC00814DSC00801

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO