Diocese de Santo André

Visita Missionária levou bispo à Casa das Religiosas Franciscanas

Na manhã de sexta-feira, (7/10), o Bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini visitou a Casa das Religiosas Franciscanas, localizada no Parque das Nações em Santo André, dando início assim, naquele que foi o sétimo dia da Visita Pastoral na Região de Utinga.

Logo no começo, Dom Pedro destacou que um dos objetivos da Visita Missionária é conhecer a realidade da Diocese de Santo André e também ser presença da figura do Bom Pastor que conhece suas ovelhas.  Neste sentido, nosso bispo quis conhecer a história do Instituto das Irmãs Franciscanas Missionárias de Assis que atua na diocese há mais de cinquenta anos. Irmã Roseni, provincial das Irmãs Franciscanas aqui no Brasil, conta que o Instituto foi fundado na cidade de Assis, Itália no ano de 1702 pelo Padre Giuseppe Antônio Marcheselli, frade menor conventual e irmã Ângela Maria Del’ Giglio, terceira franciscana, tendo como carisma “Querer unicamente a Deus” no seguimento do Cristo pobre e crucificado.

Atualmente, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Assis estão presentes em 20 países. Aqui no Brasil, o trabalho está ligado diretamente com trabalhos pastorais nas comunidades onde as irmãs estão inseridas.

Dom Pedro também dirigiu palavras de incentivo e ânimo diante das dificuldades partilhadas pelas Irmãs durante todo o processo de discernimento e acompanhamento vocacional das jovens que as procuram. Enfatizou que devemos manter a chama da fé acesa e não ter medo. Não devemos pensar somente nas dificuldades, devemos estar abertos à ação do Espírito Santo, que sempre nos inspira.

Ao final, recordou a atuação das Religiosas na Igreja, sobretudo na Diocese de Santo André, agradecendo pela dedicação e empenho na missão de evangelizar através do testemunho da Vida Religiosa Consagrada e nos trabalhos pastorais realizados.

As Irmãs Franciscanas Missionárias de Assis se alegraram em receber a visita fraterna, e Ir Helena, assim se expressou: “Paz e bem! Hoje tivemos a alegria de receber visita fraterna do nosso Pastor Diocesano Dom Pedro, acompanhado do Pe. Tiago. Consideramos um momento de graça, foi a primeira vez que recebemos a Visita Pastoral do Bispo. Ele com sua simplicidade incentivaram, animou nossa consagração, valorizando e animando para uma presença sempre maior na Missão Apostólica, uma vez que sabe da importância da Vida Religiosa Consagrada no meio do povo de Deus.

Só podemos pedir a Deus que ilumine e torne sempre mais fecundo seu pastoreio”.

DSC_0056-2

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo