Diocese de Santo André

Bispo ensina em sua palestra: “Quem criou a família foi Deus”

Em uma das atividades da Visita Pastoral Missionária à Região Santo André Leste, Dom Pedro Carlos Cipollini se encontrou com os membros da Pastoral da Família desta região. Foi na Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos, na noite de sábado, (05/11). Ele falou e ouviu sobre as alegrias e as dificuldades dos servos no pastoreio.

O bispo ressaltou a importância da família, recordando o documento Exortação Apostólica pós-Sinodal do Papa Francisco sobre a família, “Amoris laetitia” (Alegria do Amor), divulgado no primeiro semestre deste ano. “A família está na pauta das preocupações da Igreja. Deus é o autor da família por isso Ele está comprometido com a família”, disse.

Segundo Dom Pedro, a família é importante não apenas para a Igreja, mas também para o Estado, para a sociedade. “Muita gente gostaria de ter uma família e não consegue, é frustrada. Há uma propaganda muito grande colocando nas cabeças dos jovens a busca só pelo prazer, e isto dificulta tudo”, destacou o bispo.

Para o pastor da Diocese de Santo André, há um idealismo, romantismo muito grande, o que pode gerar um egoísmo, um pensar em si mesmo. “Por que casou? E respondem: para eu ser feliz. Quem pode fazer você feliz é Deus. O ser humano pode te ajudar a te fazer feliz. Mas ninguém consegue fazer o outro feliz por completo”, explicou.

Ele ainda frisou que quem criou a família foi Deus e o que Deus projeta vai acontecer. “As pessoas querem um evangelho, que só promete as coisas boas. Fale da Cruz de Cristo, fale do amor verdadeiro. O casal vive do amor verdadeiro, capaz de dar a vida um pelo o outro. A pessoa casa, mas não consegue ver ‘lucro’ nenhum. Então vai para outra. Quem quer viver em família tem que ter fé no projeto de Deus. Ele vai fazer”, destacou.

Para o casal coordenador da Região, Jorge Souza Santos e Vânia Silva Santos, as palavras de Dom Pedro animam os membros da Pastoral. “Foi um encontro positivo para a equipe regional que está se formando e se fortalecendo. Unidos com a força do nosso bispo, da Diocese, das nossas paróquias, dos nossos padres, pretendemos levar este projeto para a catequese. Cada um com sua dificuldade, somando as forças, alegria de estar a serviço, vamos vencendo as dificuldades, e este pouco que fizermos, terá um efeito multiplicador”, disseram eles.

Confira as fotos: https://www.flickr.com/photos/139815508@N03/albums/72157672652990234

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral