Diocese de Santo André

Padre Edmar, um dos primeiros sacerdotes negros da Diocese celebra os seus 25 anos

Um dos primeiros sacerdotes negros a se ordenar padre na Diocese de Santo André, Padre Edmar Antonio de Jesus, celebrou seus vinte e cinco anos de ordenação sacerdotal, na paróquia onde está servindo, a “Santa Luzia e São Carlos Borromeu”, no Bairro Príncipe de Gales, em Santo André.

Para marcar a data foi celebrada a missa na tarde de sábado (26/11), e presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini que disse: “Hoje celebramos os 25 anos do sacerdócio do Padre Edmar, e agradecemos por sua perseverança, por buscar sempre a ter o mesmo pensamento de Jesus Cristo, de procurar revestir-se de Jesus Cristo”.

Na missa em que fez a renovação das promessas sacerdotais, o padre jubilar recordou os primeiros dias de sacerdócios, contando que não foi fácil e que chegou a receber recados racistas. Também disse que contabilizava quantos casamentos, batizados, mas que hoje perdeu a conta e que se sensibiliza mesmo é quando chegam até ele e dizem: “Você fez nosso casamento”, “Você batizou nosso filho”, “Você levou uma palavra de conforto no enterro de minha mãe”.

A festividade teve início no dia 22 de novembro, com a Celebração Eucarística de Abertura, presidida pelo Padre Décio Dias Mirândola. E no dia 23 começou o Tríduo. No primeiro dia, presidido por Padre José Ferreira, com o Tema: “Uma Vocação Afro para a Diocese de Santo André”. No dia seguinte a missa foi presidida por Dom Manuel Parrado Carral. Bispo da Diocese de São Miguel. O Tema foi “Na Imaculada Conceição surge uma vocação!”. A terceira noite do Tríduo teve como Tema: “Feitos Presbíteros na Mesma Eucaristia!”. A missa foi presidida pelo Padre Adenizio Leonardo Miranda.

Está marcada ainda, para o dia 17 de dezembro (sábado) às 16h, a Celebração Eucarística presidida por Dom Cláudio Cardeal Hummes, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo. E para a Celebração Eucarística de Recordação da 1ª Missa, teremos na Paróquia Imaculada Conceição, da Rua Pe. Agostinho Bertoli, s/nº (antiga Praça da Matriz), no Centro de Diadema, no dia 18 de dezembro (domingo) às 09h, a missa presidida pelo Padre Edmar e co-presidida pelo Padre Pedro Teixeira de Jesus.

d0ed3b30-0eaf-467c-9d9c-150b251bcd84 ec56eadf-6097-4665-a982-9a7c3c2ed6af

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra

LIBERDADE RELIGIOSA

Paróquia São Felipe Apóstolo acolhe Pe. Ernane Marinho, SIA, como administrador paroquial

Pastorais e movimentos refletem sobre os eixos do 9º Plano Diocesano de Pastoral

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal