Fiéis celebram a “Bela das Águas” no Riacho Grande

Os fiéis do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo já estão acostumados, desde 1995, todo início de ano é período de comemorar Nossa Senhora dos Navegantes. Incentivados pelo pároco e vigário da São João Batista, Pe. Frei Sérgio Luís Malacarne, OFM Conv., e Pe. Frei Josemar Bertes Machado, OFM Conv., respectivamente, os moradores organizaram uma bela festa, com o tema a “Bela das Águas” e que faz parte do calendário cultural desta cidade.

O evento religioso começou logo cedo, a partir das 7h30, com a concentração dos fiéis na Balsa João Basso com a Colônia dos Pescadores, onde foi realizada a tradicional bênção das embarcações e da imagem da santa. Em seguida, a imagem de Nossa Senhora foi embarcada para seguir em procissão náutica pela Represa Billings até a Prainha do Riacho Grande.

Para alguns fiéis, foi um momento único. Ivanildo Escudeiro participava pela primeira vez da procissão. “Sinto-me muito bem. Participar com a comunidade nos fortalece”, disse. Já Elisabete Spessoto orou durante o percurso. “Não deixei de rezar. Já alcancei milagres por intercessão da Mãe. É muito edificante”, justificou.

Na Prainha, a imagem encontrou diversos fiéis, que receberam a bênção do Frei Sérgio e seguiram em procissão pelas ruas do bairro até a Igreja. Nem o forte calor atrapalhou. “Ela navega o ano inteiro conosco. Nos fortalece e intercede por nós em nossa caminhada diária. Podemos chorar no colo dela”, disse Helena de Paula Pereira.

Para Jorge de Freitas Vaz, participar dos festejos é mais que especial. Gaúcho, ele participava todo o ano da festa da Santa em Porto Alegre, cidade que tem Nossa Senhora dos Navegantes como padroeira. “Sempre lembro muito da minha cidade, dos tempos que eu participava em Porto Alegre. Ela é a mãe de todos nós, tenho um carinho muito grande”, explicou o emocionado fiel.

Com a igreja tomada pelos fiéis, a homilia foi proferida pelo Pe. Josemar, que recordou a importância de Maria na evangelização. “Caminhar com Nossa Senhora cansa, mas é um cansaço diferente porque nos alegra. Até porque nós caminhamos com aquela que é responsável pela nossa fé. Sem o sim de Maria, seríamos ateus. Pelo sim dela começou a história e nos envolveu”, disse o vigário.

O sacerdote ainda pediu cuidado com as águas da Represa Billings. “Quando alguém é envolvido no laço de amizade apenas, corre o risco de deixar de ser amigo. Quando alguém é envolvido pelos laços de sangue, também certo dia vai se distanciar quando se forma nova família, novos projetos. Quando alguém é envolvido pelos laços de fé não têm como se desfazer. Estamos aqui justamente por isso. A Bela das Águas nos chamou para esta realidade, para caminhar com Ela. E não podemos esquecer-nos de cuidar do Riacho Grande, das nossas águas”, pediu.

Presente desde o início da procissão terrestre, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, que estava acompanhado de outros representantes do poder público municipal, recordou a tradição na cidade de Nossa Senhora dos Navegantes e destacou a importância da Represa Billings. “Se não fosse este reservatório, poderíamos passar por uma grande seca”, disse o prefeito, em alusão ao fato de a represa enviar água para o Sistema Cantareira abastecer a Grande São Paulo no período de escassez hídrica, em 2014/2015.

Frei Sérgio fez questão de agradecer a todos (paroquianos, Diocese, Prefeitura e seus órgãos, Sabesp, entre outros) pela festa, que durou toda a manhã de domingo. “Foi sensacional porque fizemos acontecer. Começamos a pensar em setembro do ano passado e hoje foi o desfecho. Foi uma manifestação pública da nossa fé. Às vezes, ficamos fechados na igreja, mas temos que sair, como o Papa Francisco nos pede. E lembrando que Maria é sempre protagonista da Evangelização”, ressaltou o pároco. E, para fechar as comemorações, os fiéis se reuniram no salão para um almoço em prol das atividades da Paróquia. As fotos desta reportagem são de Fernanda Minichello.

Mais fotos: https://flic.kr/s/aHskRmcdXz

No Bairro Eldorado – O bispo diocesano, Dom Pedro Cipollini, presidiu a missa logo cedinho e participou da Procissão da Padroeira da Paróquia com sede no Bairro Eldorado, Nossa Senhora dos Navegantes, que aconteceu na manhã deste domingo, (05/02) com a participação de milhares de fiéis. O evento teve o apoio da Prefeitura de Diadema, inclusive com presença do prefeito Lauro Michels.