Dom Pedro valoriza memória da Igreja na região: “É preciso revisitar as raízes e ver que herdamos essa fé”

Bispo diocesano prestigiou divulgação do terceiro livro escrito pelo jornalista, Ademir Medici, e ressaltou a importância de resgatar a história da presença cristã nos sete municípios do Grande ABC para os fiéis

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, compareceu no domingo (17/12), no lançamento do último livro da trilogia “300 anos de Evangelização da Igreja no Grande ABC”, realizado após a celebração da missa em italiano, presidida pelo padre Giuseppe Bortolato, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem – Basílica Menor, em São Bernardo do Campo.

De autoria do escritor e colunista do jornal Diário do Grande ABC, Ademir Medici, a publicação trata dos monumentos mais antigos, das primeiras capelas da região, construídas pelos monges beneditinos em São Bernardo e São Caetano, ambas em 1717, e das representações dos padroeiros de cada cidade.

“Esse livro escrito pelo Ademir Medici nos ajuda a resgatar a memória. É certo que estamos numa época de que o que vale é o agora. Não há muito interesse no passado, nem muita preocupação com o futuro. Mas é preciso revisitar as raízes. Imagino uma árvore sem raiz o quanto tempo ela pode ficar de pé”, pondera Dom Pedro.

Para a autoridade da Igreja Católica no Grande ABC, a presença cristã deve ser valorizada, a fim de sabermos a origem do povoado e da fé cultuada até os dias atuais.

“Então, esse livro é uma visita às raízes cristãs dessa região toda. Onde foi fundada a primeira comunidade cristã de Santo André da Borda do Campo, ainda 1553. Marca uma presença cristã junto com a fundação desse povoado, fora do litoral, pela primeira vez no planalto”, relembra.

“É um motivo de alegria para nós, olhar para trás e ver que nós herdamos essa fé de pessoas que há 300 anos propagavam Cristo e o evangelho de Nosso Senhor”, completa.