Diocese de Santo André

Curso sobre cantos para a Semana Santa foi organizado pelo Setor Música

Na manhã do sábado 24 de fevereiro, membros da Pastoral da Música das regiões Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Santo André, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo, estiveram reunidos no auditório da Cúria Diocesana, onde aconteceu o Curso para músicos católicos, organizado pelo Setor Música de nossa Diocese e ministrado pelo Padre Luiz Eduardo P. Baronto, Cura da Catedral da Sé (Arquidiocese de São Paulo) e professor da PUC São Paulo.

O curso teve como objetivo apresentar os cantos litúrgicos e adequados para as celebrações durante a Semana Santa, cujo o foco é que haja comunhão entre a primazia da letra sem fugir do rito ou tempo litúrgico, vivenciando a semana mais importante dentro da liturgia.

Durante a formação, Padre Baronto frisou o cuidado na escolha dos cantos para a Semana Santa, principalmente aos que serão cantados durante o Tríduo Pascal, se faz necessário estar atentos, pois existe um universo amplo de música religiosa. Toda a Assembleia deve se envolver durante as celebrações e a escolha é importante para que todos possam participar desse momento sagrado, criando uma intimidade entre Jesus e os Cristãos. É necessário que haja diálogo entre as diversas pastorais e o ministério de música, principalmente a pastoral litúrgica, pois é a responsável na preparação das celebrações podendo também auxiliar na escolha dos cantos, cultivando harmonia na diversidade através de uma dinâmica. Também fez uma síntese sobre como devemos estar conectados com a Palavra para bem viver o período que faz memória do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Fernanda Marqui (Setor Música Diocese Santo André) conclui: “Esse trabalho é o recomeço de propagar nas comunidades a importância dos ensaios mistagógicos e encontro de canto pastoral.”

 

Clique aqui e veja as fotos.

Texto e fotos de Eva Casagrande

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá