Agentes da Pastoral da Saúde são convidados a participar

Seja um dos 234 conselheiros representantes da população

A história da democracia no Brasil se funde com a história dos movimentos sociais. Um dos mais atuantes e consolidados no Brasil é o Movimento de Saúde. As lutas comunitárias na década de 1970 e o movimento sanitarista foram fundamentais na construção de um novo modelo de saúde para o País.

A Constituição de 1988 reconheceu pela primeira vez a saúde como um direito social, fruto do processo das lutas sociais por uma saúde universal e igualitária.

Conselhos Municipais da Saúde

Em Santo André, a história não foi diferente. A Lei Orgânica do Município criou mecanismos para a participação popular na área de saúde, com a implementação da Conferencia Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e dos Conselhos de Unidades de Saúde.

Neste ano, no dia 11 de junho, em Santo André, serão realizadas as eleições de 37 Conselhos de Unidades de Saúde.

Os Conselhos de Unidades de Saúde são estâncias com representação do governo, trabalhadores da saúde e população, e têm como função, acompanhar, controlar e fiscalizar a execução das políticas públicas da unidade de saúde do seu bairro.

Serão eleitos 234 conselheiros representantes da população, que terão como principal papel ser os olhos, ouvidos e a boca da comunidade, pois sabedores de suas necessidades e da lei que define as competências do SUS (Sistema Único de Saúde),  terão subsídios para reivindicar as mudanças necessárias.

Com o intuito de fortalecer os conselhos, a Prefeitura de Santo André está inovando no processo de divulgação, ampliando a participação popular e o controle social das políticas de saúde da nossa cidade. Para tanto, serão realizadas 90 reuniões com a população nos diversos bairros da cidade, utilizando os espaços das igrejas, centros comunitários, associações de moradores, escolas e unidades de saúde.

Queremos contar com a participação solidária dos diversos atores sociais, para aprimorar as políticas públicas de saúde, afinal em algum momento de nossas vidas, todos nós já fomos e seremos usuários do SUS.

Todo esse processo, de certa forma, tem uma relação com a Campanha da Fraternidade 2015, cujo tema ‘Igreja e Sociedade’ e lema ‘Eu vim para Servir’, destacamos a reflexão do terceiro capítulo das propostas de subsídio a “Dignidade humana, bem comum e justiça social” “O serviço da igreja à sociedade”. Também lembramos que a saúde já foi temas das campanhas de 1981, “Saúde para todos” e, 2012, “Fraternidade e saúde pública”.

Reforçando: O período de inscrição dos candidatos (as) será de 4 a 8 de maio,  das  9h às 17h, na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Para mais informações, acesse: (www.santoandre.sp.gov.br) ou pelo email (cmssantoandre@santoandre.sp.gov.br).