Assembleia da Pastoral da Pessoa Idosa escolhe nova coordenação

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), da Diocese de Santo André, se reuniu no dia 16 de junho, na Mitra Diocesana, em Santo André, para realizar a Assembleia eletiva, que definiu três nomes para coordenar a Pastoral pelos próximos quatro anos. Agora, quem irá decidir o novo coordenador será o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini. Ele, inclusive, participou do encontro, mas saiu antes da votação. Quem também estava presente e conduziu a Assembleia foi a coordenadora estadual da PPI, Teresa Aparecida de Oliveira Maciel.

Dom Pedro ressaltou a importância da PPI para a evangelização. “Esta Pastoral é tão importante quanto à da Criança. Zilda Arns fundou a Pastoral da Criança e depois percebeu que tinha a outra ponta da linha. Hoje, temos cada vez mais idosos”, disse o bispo. “Uma pastoral que tem coordenação eficiente trabalha muito bem. Hoje, também, a Pastoral da Pessoa Idosa já tem todo um material”, completou.

Para Teresa, o trabalho da PPI é fundamental para levar Cristo aos idosos, especialmente os que estão afastados da Igreja por algum motivo de saúde. “Vamos melhorar a qualidade de vida dos idosos porque quando chegamos para visitá-los ficam contentes, eles nos abraçam. Eles estão esperando um abraço. Faz diferença quando há visita. As pessoas querem se encontrar, estar junto com as pessoas. É um tempo valioso”, disse Teresa.

Segundo Dom Pedro, o trabalho da Pastoral é cada vez mais relevante, principalmente em tempos que parece que ficar idoso é “um castigo”. “Estou preocupado porque muitos jovens não querem ficar velhos. Eles preferem morrer antes. Hoje, na nossa sociedade, o que conta é a aparência física. A pessoa tem medo de enfrentar a realidade de ficar velho. Temos que entender que vivemos fases em nossas vidas”, frisou Dom Pedro. “Assim, também devemos ensinar os idosos a não reclamarem. A pessoa tem que aprender a envelhecer como um dom Deus”, disse.

O bispo deve escolher o novo coordenador nos próximos dias, mas não há um prazo para esta decisão.

Clique aqui e veja as fotos.

Texto e fotos de Thiago Silva

Decreto e Provisão – 30/08/2024

Os Dez Mandamentos

Semana Diocesana de Formação 2024 abordará o tema do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”