Vem ai a 31ª Romaria dos Trabalhadores e das Trabalhadoras

A Romaria dos trabalhadores e das trabalhadoras vai acontecer no próximo dia 7 de setembro de 2018, concentrando-se no Santuário Nacional de Aparecida, interior de São Paulo. Promovida pela Pastoral Operária dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, juntamente com o Serviço Pastoral dos Migrantes a Romaria reúne pessoas dos quatro estados, que se encaminham ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A Diocese de Santo André sempre se fez presente.

Entre seus objetivos, esta romaria busca aproximar a classe trabalhadora da Igreja, uma vez que em seus temas, reúne fé e religiosidade popular, aos anseios do povo trabalhador. Por isso, traz sempre um tema ligado às questões sociais, que é escolhido pelos próprios romeiros. Neste ano, o tema é “O povo trabalhador, com esperança, fé e ação, derruba o sistema de maldade e exploração”.

Ao chegar a Aparecida, os romeiros realizam a seguinte programação:

– 7h: Mística de oração no Porto Itaguaçu, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora, por pescadores, em 1717.

– Após a mística, procissão do Porto Itaguaçu até o Santuário, com orações, cantos e reflexão sobre questões da classe trabalhadora.

– 9h20: Grito dos Excluídos e das Excluídas com o tema: “A desigualdade gera violência. Chega de privilégios!”.

– 10h30: Missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida.