5ª feira Santa: Missa do Crisma e da Renovação das Promessas Sacerdotais

Em todas as “Igrejas Catedrais”, assim como na Catedral Nossa Senhora do Carmo, na manhã desta Quinta-feira Santa aconteceram a “Missa do Crisma” ou “Missa Crismal”, prelúdio do Tríduo Pascal – que se inicia propriamente com a Missa vespertina da Ceia do Senhor. Nesta missa se abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Crisma, daí, ser também chamada “Missa dos santos óleos”.

Nesta missa também se renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isso mesmo também chamada Missa da Unidade, “expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja”.

Dom Nelson iniciando sua homilia – na manhã desta Quinta-feira Santa – disse: “Outra vez estamos aqui reunidos na Casa Mãe da Diocese para recordar o dia, a hora de nossa ordenação. Aquele momento em que estivemos na Sala do Cenáculo, quando nasceu a nossa ordenação. Cristo que conhece nossa história pessoal e que sabe o que vai em nosso íntimo quer estreitar seu relacionamento com nós sacerdotes”, garantiu.

Em outro momento o bispo explicou: “A missão do sacerdote não é isolar-se nos presbíteros, mas é ir ao encontro do outro. É levar o abraço de Jesus ao mais necessitado”. E lembrou: “Cristo passa a agir por meio das mãos, do coração e da voz dos sacerdotes. Quanto mais for digna a vida do padre, mais poderá ser reconhecido o Jesus neste sacerdote”.

E falando diretamente aos padres, presentes em grande número, disse: “Nós que diariamente celebramos a eucaristia, ampliamos todos os dias nossa amizade com Cristo sacerdote. Jesus nos chamou e continua chamando para que permaneçamos unidos a Ele. Foi Jesus que nos escolheu para darmos frutos permanentes. O que assegura os frutos é a nossa permanência em Cristo”.

Antes do Rito de Renovação dos Votos, Dom Nelson disse ainda: “Agradeço ao Bom Pastor pela amizade de cada um de vocês sacerdotes desta Diocese. É gratificante ver a dedicação de vocês, o amor incondicional que dedicam à Igreja. Muito obrigado pelos testemunhos que nos dão”, finalizou.