Diocese de Santo André

Três seminaristas ficam mais perto do sacerdócio

Três seminaristas da Diocese de Santo André deram passos importantes para a ordenação sacerdotal, no dia 2 de dezembro, na Paróquia Santa Maria Goretti (Santo André): Eduardo Coelho Lima foi acolhido no ministério do leitorado, enquanto Cauê Ribeiro Fogaça e Jorge Luis Gomes Bonfim foram admitidos à ordem sacra.

A Santa Missa foi presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelos reitores das Casas de Formação de Teologia e Filosofia, Pe. José Aparecido Cassiano e Pe. Dayvid da Silva, respectivamente, e pelo diretor da Casa de Formação do Propedêutico, Pe. Vagner Franzini (também pároco local).

Eles, que estão na Teologia, não esconderam a felicidade em trilhar o caminho rumo ao sacerdócio. Antes da ordenação diaconal e sacerdotal, seminaristas são admitidos à ordem sacra e depois acolhidos aos ministérios do leitorado e acolitado. “É uma resposta oficial da Igreja que percebe em nós sinais de vocação. É um momento de encontro que a Igreja diz que estamos dando passos concretos e que nós manifestamos o desejo de chegar ao ministério ordenado”, explicou Cauê. “É uma resposta ao Reino de Deus, que foi plantado por Jesus Cristo e que continua agindo em nossas vidas”, completou.

Jorge ressaltou a importância do rito de entrada às ordens sacras, sendo a primeira etapa da ordenação sacerdotal. “A Igreja nos reconhece como seminaristas e é um sinal de muita alegria. Que o Senhor possa nos abençoar para sejamos melhores como testemunhas na evangelização”, frisou.

Para Eduardo, o chamado de Deus é uma busca generosa que “nós respondemos sim a Jesus”. “Estou muito feliz por dar este passo na formação, rumo ao presbiterado. O ministério de leitor é proclamar a Palavra de Deus em todos os lugares. E é isso que vou buscar fazer, com a graça de Deus”, disse.

Dom Pedro pediu ao povo que interceda pelos seminaristas para se tornarem bons padres e ajudar na evangelização do Grande ABC, que tem 105 paróquias, mas que ainda precisam de sacerdotes. “Jesus deu uma pista para termos padres bons: orai ao Senhor da Messe. A oração do povo de Deus é que faz ter padres bons. Que vocês possam orar pelos sacerdotes, bispos, seminaristas, para que eles possam perseverar e ser generosos, para seguir Jesus neste caminho bonito”, afirmou.

*

Bênção

Depois da Santa Missa, Dom Pedro ainda abençoou o novo Centro Catequético da Paróquia Santa Maria Goretti. “É uma conquista porque tivemos dois anos de obra para que pudéssemos ter estas salas. Nossas crianças, jovens, adultos, pastorais vão anunciar o Reino de Deus e muitas pessoas serão evangelizadas aqui. Precisávamos ter um espaço físico para receber os ensinamentos de Cristo para nossa vida. Agradeço a Deus e à comunidade, que comprou esta ideia para que tivéssemos nosso Centro Catequético.

 

Clique aqui e veja todas as fotos.

 

Texto de Thiago Silva

Fotos de Eva Casagrande

Compartilhe:

GUERRA, PAI E PÃO NOSSO

nomeacoes

Decretos e nomeações – 09/07/2025

Famílias peregrinam ao Santuário de Mauá no Jubileu da Esperança

Retiro dos seminaristas chega ao fim com mensagem de esperança e confiança no chamado

Formação do Clero reflete sobre o Reino de Deus e os riscos do poder

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

A missão de anunciar Cristo com a vida: catequistas participam de encontro de espiritualidade com Dom Pedro

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER