Diário da JMJ: Jovens aguardam chegada do Papa Francisco ao Panamá

Cerca de 60 jovens da Diocese de Santo André participaram ontem (22/01) da Cerimônia de Abertura da Jornada Mundial da Juventude

A JMJ 2019 (Jornada Mundial da Juventude) começou nesta terça-feira (22/01), na cidade do Panamá, com diversas atividades envolvendo mais de 200 mil jovens de 155 países. O Papa Francisco desembarca na capital panamenha por volta das 16h – 19h do horário de Brasília – desta quarta-feira (23/01).

De acordo com a Conferência Episcopal do Panamá, a estimativa é a de que aproximadamente 1 milhão de fiéis assistirão à missa de encerramento, no próximo domingo (27/01). Ao lado do Papa estarão cerca de 500 bispos. Já o número de turistas pode chegar a 3 milhões de pessoas.

Celebrado internacionalmente desde 1985 é a primeira vez que o maior evento da juventude católica ocorre na América Central. A expectativa é para que o discurso do Santo Padre seja pautado pelo combate à pobreza, a defesa dos direitos humanos e a imigração. Papa Francisco deve pedir aos jovens que “sejam testemunhos da reconciliação e portadores da paz”.

A delegação de 60 jovens da Diocese de Santo André participa da programação da JMJ desde a pré-Jornada, iniciada na semana passada na Costa Rica, Nicarágua e Panamá.

Durante a abertura da Jornada Mundial da Juventude realizada na terça-feira (22/01), os jovens integraram ações durante o dia no Parque do Perdão “Renova-me”, na Feira Vocacional e no Parque Temático, ambos no Parque Omar, antes de comparecerem àCerimônia de Abertura, na Santa Missa realizada no fim da tarde, em Cinta Costera, no Campo Maria la Antigua. Após a celebração, a cantora panamenha Kenia Morena realizou show para o público.

Nesta quarta-feira (23/01), a programação prossegue com a Feira Vocacional, Parque do Perdão e Temático, e as catequeses durante a manhã. Mas a principal atração do dia, além da chegada do Papa Francisco, será o Festival da Juventude “Alegra-te”, com exposições, música, bailes, dança e diálogos, que acontecerá durante os períodos da tarde e noite.

Os jovens também visitaram a Catedral Basílica Santa Maria La Antigua e a Igreja Nossa Senhora de La Merced.

Informações e fotos da jovem Tatiane e do Padre Jaílson