Assembleia Diocesana do Apostolado da Oração ocorre no dia 23 de março

A 1ª Assembleia do Apostolado da Oração da Diocese de Santo André acontece no dia 23 de março (sábado), das 8h30 às 11h30, no auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira, no edifício da Cúria Diocesana, localizado na Praça do Carmo, nº36, no Centro andreense.

Em carta enviada aos padres e às paróquias, assinada pelo diretor espiritual do Apostolado da Oração, padre Vinícius Ferreira Afonso, dois importantes elementos são citados, em nível universal e local, como motivadores da celebração desse relevante acontecimento.

“Os esforços envidados pelo Santo Padre, que recentemente elevou o Apostolado da Oração à categoria de Obra Pontifícia, no intuito de revigorar e ampliar sua atuação junto aos fiéis, culminando na aprovação de novos estatutos e reconfiguração na estrutura. E a Constituição Sinodal, cujo resultado mais imediato, o VIII Plano de Pastoral, nos pede uma atitude renovada de Acolhida Missionária, aos quais todas as expressões eclesiais de nossa Diocese buscam alinhar-se”, cita.

Objetivos

O documento ainda elenca cinco objetivos da Assembleia Diocesana do Apostolado da Oração:

1 – Avaliar a caminhada;

2 – Refletir sobre a nova configuração;

3 – Reestruturar a organização regional, conforme os padrões diocesanos;

4 – Implementar ações do VIII Plano Diocesano de Pastoral;

5 – Preparar a Peregrinação Diocesana do quadro do Sagrado Coração de Jesus, em comemoração aos 175 anos de sua fundação (3 de outubro).

Participação

A carta ainda solicita que cada padre/paróquia envie dois representantes da coordenação do Apostolado da Oração como delegados para a Assembleia, mesmo que o grupo paroquial ainda não tenha recebido o reconhecimento diocesano. As paróquias que não criaram o movimento, também podem enviar dois representantes, com vistas a iniciar um centro paroquial.

Os dados devem ser informados ao Centro de Pastoral da Diocese de Santo André até o dia 19 de março, pelo telefone: 4469-2077 ou pelo e-mail: centropastoral@diocesesa.org.br , para organização da acolhida, café e locais de trabalho.

História do Apostolado

O embrião da associação católica de leigos teve origem na França, no ano de 1844, num colégio de padres jesuítas, quando o padre espiritual do local, Francisco Xavier Gautrelet (1807-1886) promoveu uma conferência aos estudantes, explicando que eles não necessitavam interromper os estudos para oferecer um fim apostólico as suas orações, sacrifícios e trabalhos, por meio de uma pequena organização, a qual seria denominada ‘Apostolado da Oração’.

De acordo com seus estatutos, aprovados e promulgados pela Santa Sé, sob os pontificados do Papa Pio XII, no dia 28 de outubro de 1951, e do Papa Paulo VI, no dia 27 de março de 1968, “O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”.

Com devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus, o Apostolado da Oração trabalha pela evangelização das famílias e todos os seus membros rezam diariamente pelas intenções do Santo Padre. De acordo com o diretor nacional do Apostolado da Oração, padre Eliomar Ribeiro, aproximadamente 36 milhões de leigos e leigas participam do movimento em todo o mundo, dos quais cerca de 3 milhões estão no Brasil, cuja associação católica existe há mais de 150 anos no país.