Diocese de Santo André

Dia Mundial da Saúde propõe conscientização e avanços nas políticas públicas

Neste domingo (07/04), se comemora o Dia Mundial da Saúde que tem como objetivo promover e divulgar ações de conscientização à população a respeito da qualidade de vida, além de cobrar políticas públicas eficientes, bem como medidas preventivas e educativas na área.

Criada em 7 de abril de 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, a data coincide com a fundação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e reforça o papel do Estado em garantir o bem-estar do povo, com projetos que combatam a epidemia de doenças e o sedentarismo; que implementem programas esportivos e de exercícios; que reduzam a poluição nas cidades e ainda ofereçam qualidade no atendimento dos serviços públicos ao povo. A constituição brasileira aprovada em 1988 estabelece a “Saúde como Direito de Todos e Dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
*

Prevenção e políticas públicas
Segundo a coordenadora da Pastoral da Saúde na Diocese de Santo André, Maria de Fátima, a celebração deste dia representa a importância de divulgar medidas de prevenção contra doenças e a cobrança de políticas públicas aos governos neste setor: “Temos que valorizar mais ações preventivas que priorizem o povo e participar da elaboração de iniciativas na área, que vai de encontro com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano”, ressalta a coordenadora, ao relembrar “Fraternidade e Políticas Públicas” como uma temática que potencializa a defesa dos direitos sociais.

A Pastoral da Saúde Diocesana contribui permanentemente com ações de conscientização e evangelização nos hospitais públicos e privados, nas casas de repouso, e nas residências dos acamados levando conforto espiritual aos efetivamente acamados e aos seus cuidadores familiares e profissionais da saúde. Também participa das discussões nos conselhos municipais de saúde fiscalizando e cobrando políticas públicas na área: “Nossa missão é levar conforto espiritual, mas também cobrar o poder público em ações voltadas à população”, reitera Maria de Fátima, ao afirmar que algumas paróquias desenvolvem trabalhos voluntários com psicólogos, fonoaudiólogos e médicos que realizam atendimento nas comunidades.
*

Agenda
O calendário da Pastoral da Saúde neste primeiro semestre de 2019 prevê a realização da Formação Diocesana, a ser realizada no dia 4 de maio, às9h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Praça do Cruzeiro, 420 – Vila Curuçá – Santo André), e o Retiro Diocesano, no dia 6 de julho, das 7hàs 12h, na Associação dos Frades Menores Conventuais, na Região Utinga.

Quem quiser conhecer e participar da Pastoral da Saúde basta entrar em contato pelos telefones 4121-5348 ou 99620-2085 (falar com Maria de Fátima) ou ainda pelo e-mail pastoraldasaude@diocesesa.org.br

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?