Fiéis das 105 paróquias da Diocese recebem Santos Óleos na Missa de Páscoa

Por uma vida nova celebrando com alegria a ressurreição de Jesus Cristo! Essa foi a mensagem da Missa de Páscoa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que entregou os santos óleos aos casais representantes das 105 paróquias da Diocese de Santo André, na manhã de domingo (21/04), na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense.

“Meus irmãos e minhas irmãs, vocês devem usar os santos óleos que foram abençoados e consagrados como sinais da santificação que Deus opera no meio do seu povo. O que é ser santificado? É passar de uma vida velha, de pecado e de perda de tempo para uma vida com valores e com qualidade. Ou seja, uma vida vivida na perspectiva do evangelho. Vivendo os ensinamentos de Jesus, que se resume no mandamento do amor”, orienta Dom Pedro, que relembrou em sua homilia, as prioridades que norteiam o 8º Plano Diocesano de Pastoral, a Acolhida e Missão Os óleos que serão usados nas cerimônias sacramentais do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação foram abençoados na Quinta-feira Santa, durante a Missa Crismal.

Ao final da celebração concelebrada pelo vigário episcopal para Pastoral e pároco da Catedral, Pe. Joel Nery, que contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas, diversos casais conversaram com a reportagem diocesana sobre a importância da Páscoa e dos óleos consagrados para as comunidades. Confira:

Bênção e emoção
“Aleluia. Cristo ressuscitou!”. Assim o aposentado Raimundo Nonato Ferreira de Souza, 56 anos, resumiu o sentimento de todos na celebração. Ele esteve acompanhando da esposa Lucinda Gonçalves Teixeira Souza, 64 anos. Ambos são ministros da Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora da Paz, localizada na Região Santo André – Leste. “A gente acredita no Cristo Ressuscitado. Ele morreu por amor a nós. E nós ressuscitaremos junto com Jesus”, complementa Lucinda.

Da Paróquia São Felipe Apóstolo, na Região Mauá, o casal de ministros da Eucaristia Roberto Fabiano Maiolo, 43 anos, e Adriana Aparecida Maiolo, 42 anos, consideram o recebimento dos óleos como uma grande bênção para a comunidade. “Para nós é uma grande honra pegar esse óleo. Ficamos contentes e até emocionados com esse momento que reforça nossos desafios nesta longa caminhada com Deus”, analisa o operador de máquinas. “É muito gratificante trabalhar com Deus nesta missão. Quero convidar a todos para estarem conosco neste caminho. Deus transforma vidas”, afirma a técnica de enfermagem.

Atuando desde 2016 na Pastoral da Sobriedade na Paróquia Nossa Senhora da Prosperidade, na Região São Caetano, o casal Abel de Souza Ribeiro, 60 anos, e Rosimeire Chagas Ribeiro, 57 anos, consideram “uma honra receber os óleos ungidos para prosseguir na evangelização do povo”.

Acolhida e evangelização
Para o casal Fabiano Augusto Capelosa, vendedor, 45 anos, e Elis Regiane Guimarães, administradora financeira, 43 anos, que participam do Terço dos Homens e da Pastoral do Batismo, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, na Região Santo André – Utinga: “todos deveriam participar deste momento que celebra a ressurreição de Jesus Cristo  e procurar acolher a todos, levando a palavra de Deus aqueles que mais necessitam na sociedade”.
O casal Felipe Cândido de Souza, operador de empilhadeira, 28 anos, e Ana Paula Leite Souza, ajudante de clínica odontologista, 30 anos, representou as paróquias São Sebastião – Igreja Matriz de Rio Grande da Serra – e Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba.  “Foi uma surpresa para nós estarmos aqui. A importância é de que Jesus vive no meio de nós”, comenta Felipe.”É uma grande honra receber essa caixinha abençoada. Muito agradecida por estar aqui. O que fazemos para Deus não tem preço”, endossa Ana Paula, que faz parte da coordenação da Liturgia e da Acolhida.

Coração fervendo
O assistente social e funcionário público, Marcos Eduardo Silveira, 60 anos, veio acompanhando da esposa Marlene Lopes Silveira, aposentada, 55 anos, ambos representando a Paróquia Santa Terezinha, na Região São Bernardo – Centro. “Estamos aqui, eu e minha esposa, com o coração fervendo. Porque temos a certeza que Cristo ressuscitou. Isso é tudo na vida”, ressalta o coordenador do Terço dos Homens e ministro da Eucaristia. “Que Jesus ressuscite em cada criança, cada adulto e cada jovem. Que Ele possa viver no coração e o Espírito Santo ilumine cada família sobre a importância do Cristo ressuscitado em nossa vida”, acrescenta Marlene, que integra a equipe das pastorais Familiar e do Batismo.

Amor ao próximo
Já o técnico em eletrônica Roberto Vladimir Faria, 45 anos, e sua esposa, a farmacêutica Neide Alexandre Pereira Faria, 41 anos, integram a Pastoral Catequética da Paróquia Sagrada Família da Região São Bernardo – Anchieta.  Ambos consideram um momento de refletir sobre a ajuda ao próximo. “Esse é o motivo maior de nossa fé. Saber que Jesus Cristo ressuscitou para nos dar a paz, alegria e colaborar nessa caminhada com os irmãos mais necessitados”, pensa Roberto. “É uma alegria viver Cristo ressuscitado em nossa vida. Precisamos demonstrar o amor que Deus tem por cada um de nós, compartilhando com nossos irmãos”, completa Neide.

Páscoa permanente
Da Paróquia Jesus Bom Pastor, na Região Santo André – Centro, o casal Ana Lúcia Piotto Natal, supervisora de marketing, 34 anos, e Orlando Natal Júnior, contador, 39 anos, também refletem sobre o período da Semana Santa que culmina na ressurreição triunfal de Cristo. “Acreditar que Jesus está vivo no meio de nós. Que Ele ressuscitou e está em nossos corações”, frisa Ana Lúcia, que atua na Pastoral da Comunicação. “Trazer essa alegria e certeza de que Cristo vive e reina em nossa vida. E levar esse sentido da Páscoa para o resto do ano e até a próxima Semana Santa”, emenda o ministro da Eucaristia.