Diocese de Santo André

Dom Pedro recebe visita da madre geral das Pequenas Irmãs de Santa Terezinha

Na manhã desta segunda-feira (13/05), na residência episcopal, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, recebeu a visita da madre Ritalba Sutti, superiora geral da Congregação das Pequenas Irmãs de Santa Terezinha do Menino Jesus, para um diálogo sobre os trabalhos sociais e de evangelização da congregação em três cidades do Grande ABC. Ela viajou da Itália ao Brasil para conhecê-lo e cumprir agenda na região. Como sempre, Dom Pedro ficou contente com a presença da madre superiora e agradeceu pelo trabalho desenvolvido pelas irmãs no Grande ABC, em creches e asilos de três cidades, na promoção da cidadania nas áreas social e educacional, principalmente, ao menos favorecidos na sociedade.

O Instituto das Pequenas Irmãs de Santa Terezinha do Menino Jesus está presente em São Bernardo do Campo, na Associação Educativa “Lar Madre Vincenza”, na Rua Angatuba, 87 – Baeta Neves – Telefone 4125-6381;em Mauá, na Associação Educativa e Assistencial “Asilo Lar Zaíra”,na Av. Zaíra Mansur Sadek, 827 – Jd. Zaíra – Telefone 4545-5130; e em Ribeirão Pires, com atividades assistenciais e pastorais na Rua Vera Cruz, 229 – Bairro Santana – Telefone 4828-1051.
*

Sobre Ribalta Sutti

Ribalta Sutti foi eleita no início de 2019 e estará à frente da congregação pelos próximos seis anos. Nascida em Cosio Valtellino em 1952, a madre Ribalta entrou na congregação aos 18 anos e fez sua primeira profissão em 1973. Em 1976, partiu em missão no Quênia, onde permaneceu por mais de vinte anos, e retornou à Itália, em 2000, quando foi eleita Madre Superiora Geral. Em seguida, ficou seis anos em Piancaldoli e se mudou para a França em 2012, onde passou os últimos seis anos na comunidade de Alençon, o berço de Santa Terezinha. “Pedi às minhas irmãs que se concentrassem no espírito missionário: num mundo complicado como aquele em que vivemos, devemos retornar ao essencial e fazer tudo por amor, como Jesus nos pede “.
*

História e Missão

A Congregação das Pequenas Irmãs de Santa Terezinha do Menino Jesus foi fundada na Itália, em 1923, e chegou no Brasil, em 1965, estando presente em três continentes: África, Europa e América.
Foi fundada por madre Maria Zanelli e padre José Mazzanti. Junto a eles mais algumas jovens, que vendo a situação de tantas crianças e adolescentes que perderam seus pais na guerra, e que precisavam de sustento, amor e formação, elas também deram seu “SIM” a Deus, procurando ser sinal de solidariedade e maternidade para com estas crianças. Eles foram exemplos de jovens que procuram e deixam-se mover pelos apelos de Jesus Cristo, seu único mestre.
A missão e o empenho pastoral refletem uma atitude de escuta dos apelos do Senhor nos acontecimentos, para adotar generosamente estilos de serviço em conformidade com o mundo em contínua transformação.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André