Retiro Diocesano das CEBs acontece neste domingo (14) em Santo André

Encontro com missa, reflexões e espiritualidade ocorre na Comunidade São Pedro e São Paulo Apóstolos, das 8h às 16h, no Recreio da Borda do Campo

As CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) realizam no próximo domingo (14/07), das 8h às 16h, o Retiro Diocesano que visa reunir representantes do movimento das dez regiões pastorais da Diocese de Santo André, num dia de espiritualidade, formação e confraternização. O encontro acontece na Comunidade São Pedro e São Paulo Apóstolos (pertencente a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe) localizada na Rua Doninha, 37, no Recreio da Borda do Campo, na cidade andreense. Não é necessária inscrição. O convite se estende aos leigos e leigas que queiram conhecer o trabalho das CEBs.

Para chegar ao local basta pegar as linhas TR 101 E TR 103 que saem do Terminal Santo André Oeste, em frente à Estação CPTM – descer no Terminal Vila Luzita e embarcar nas linhas AL 111, AL 113 OU AL 114 em direção ao Recreio da Borda do Campo. Descer no ponto próximo a EMEIEF Chico Mendes, na Avenida Mico Leão Dourado

A programação terá início às 8h com a Santa Missa seguida de uma pausa para o café, antes da apresentação de uma palestra. O almoço acontece às 12h30. As atividades retornam às 13h30 com a exposição “O que é CEBs”, a leitura orante da bíblia, o momento de silêncio com Pe. Nicolau João Bakker e encerrando com o ofício divino das comunidades.

A coordenadora diocesana das CEBs, Marlene Gianoto, avalia que o retiro é uma importante ferramenta de mobilização dos representantes das paróquias para o crescimento do movimento em todas as regiões pastorais.

“São momentos de reflexão e de espiritualidade, mas também de avaliarmos como está a nossa caminhada e de como podemos incentivar a atuação das CEBs em mais igrejas do Grande ABC”, analisa.

O assessor diocesano das CEBs é o Pe. Ângelo Belloso, que também é pároco da Igreja São Geraldo Magella, em São Bernardo do Campo.

Campanha da Fraternidade

As Comunidades Eclesiais de Base também prosseguem os encontros regionais de debates sobre a Campanha da Fraternidade com o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27), cujo tema “Fraternidade e Políticas Públicas” dialoga por iniciativas visando uma sociedade com menos injustiças e mais igualdade.

Agenda das CEBs

Outra agenda das Comunidades Eclesiais de Base neste mês de julho é o Festival CEBs Folclore e Religiosidades Populares, que acontece no dia 21, das 11h às 19h, na Paróquia Santo Arnaldo Janssen, em Diadema.

O evento reunirá violeiros, folia de reis, bumba meu boi, danças e a quadrilha Luar do Sertão, que realiza apresentações em algumas festas juninas e julinas em paróquias do ABC, além de feira de artesanatos.

As reuniões das CEBs ocorrem bimestralmente (fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro), sempre no terceiro sábado de cada mês, das 9h às 11h, na Cúria Diocesana (Praça do Carmo, 36 – Centro, Santo André).

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: cebs@diocesesa.org.br ou pelo telefone: 96381-4828, falar com Marlene.