Diocese de Santo André

Em peregrinação, imagem de Nossa Senhora de Fátima deixa marca na Diocese

Paróquia Sagrado Coração de Jesus acolheu ícone no último fim de semana de junho; imagem percorreu diversas cidades do país, em atividades nas igrejas, hospitais e casas

Vinda de Portugal para o Brasil, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima passou pela Diocese de Santo André no último fim de semana de junho. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus acolheu o ícone durante os dias 28 (sexta) e 29 (sábado).

A imagem chegou a São Paulo no dia 1º de maio de 2019, sendo levada para diferentes paróquias e espaços sociais. A imagem peregrina também passou por outras cidades do país, antes de chegar em Santo André.

A peregrinação é feita por uma das 13 imagens que percorrerão três continentes, em 16 viagens, ao longo deste ano.

Na Sagrado Coração de Jesus, as atividades começaram na sexta com a Missa Solene, que recepcionou a imagem, seguida do Ato de Consagração a Nossa Senhora, da oração do Angelus, do Ofício a Imaculada, da Missa Solene na Forma Extraordinária, da Noite de Louvor em honra a Nossa Senhora com a Comunidade Colo de Deus.

Durante a madrugada, os fiéis participaram das orações das Mil Ave-Marias e uma série pelos jovens, sacerdotes, famílias, enfermos e crianças, que já ocupava a manhã de sábado, com o Santo Terço pelos desempregados, a Santa Missa em honra a Nossa Senhora e a despedida da imagem durante a tarde. As confissões ocorreram durante todo o período em que a imagem peregrina esteve na igreja.

*

Tradição da imagem peregrina

A origem da peregrinação com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima foi proposta no ano de 1945 por um pároco de Berlim, após o fim da 2ª Guerra Mundial. A ideia era que ela percorresse todas as capitais episcopais europeias até a fronteira com a Rússia, em busca de paz e conciliação.

A imagem peregrina de Fátima foi feita de acordo com as indicações da Irmã Lúcia e coroada solenemente pelo Arcebispo de Évora, no dia 13 de Maio de 1947. Desde então, a imagem percorre o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.

Sua primeira visita ao Brasil aconteceu no ano de 1953.

 

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos