Diocese de Santo André

Mais de 100 milhões de cristãos são perseguidos no mundo

A Caritas Italiana publicou dossiê intitulado “Cristãos perseguidos: entre terrorismo e migração forçada”. Segundo o documento publicado na quinta-feira (30), são mais de 100 milhões os cristãos vítimas de discriminações, perseguições e violências perpetradas por regimes totalitários ou seguidores de outras religiões.

Na Coreia do Norte, existem de 50 a 70 mil cristãos nos campos de detenção. Depois vem a Somália, Iraque, Síria, Afeganistão, Sudão, Irã e outros países onde milhares de cristãos sofrem vários tipos de perseguição. Calcula-se que, de novembro de 2013 a 31 de outubro de 2014, os cristãos mortos por razões ligadas à sua fé tenham sido mais de 4,3 mil. As igrejas atacadas pelo mesmo motivo foram mais de 1 mil.

Intolerância

Segundo a Caritas Italiana, muitas vezes vê-se um aumento preocupante da intolerância que afeta muitas outras minorias religiosas e étnicas. Diante desse, quadro a comunidade internacional permanece em silêncio. O dossiê quer dar voz aos testemunhos silenciosos de muitos cristãos que continuam mantendo firme sua fé, colocando em risco suas vidas. A Caritas Italiana oferece apoio aos cristãos perseguidos, sobretudo no Iraque, onde a ajuda concreta é dada também a todas as pessoas da minoria religiosa iezites.

O documento evidencia que muitas vezes as guerras de religião escondem interesses políticos e econômicos. O dossiê sublinha também os muitos fatos que testemunham a ajuda recíproca entre as pessoas simples, cristãos e muçulmanos que colocam em risco suas vidas para salvar uma pessoa que professa uma fé diferente.

Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”