A Diocese de Santo André realiza no dia 4 de fevereiro (terça-feira), às 19h30, a apresentação do tema da Campanha da Fraternidade de 2020 “Fraternidade e vida: dom e compromisso” com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), no auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, localizado na Praça do Carmo, 36, no Centro da cidade andreense. A exposição será realizada pelo assessor diocesano da CF, Pe. Frei Geraldo Santos e equipe. É solicitado que as 106 paróquias das dez regiões pastorais enviem ao menos dois representantes para acompanhar o evento, que será aberto para toda a sociedade civil.
A abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2020 ocorre na Quarta-Feira de Cinzas (26/02), com a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, às 19h30, na Catedral Nossa Senhora Do Carmo. Em breve também, será disponibilizado o livreto da Campanha da Fraternidade, em parceria com a Comissão Teológica Diocesana.
“Somos convidados a refletir sobre o tema, no cuidado ao próximo. O texto se baseia também em Santa Dulce dos Pobres, aquela mulher tão simples e humilde, mas que como Cristo teve uma grande compaixão pelo próximo. Se doou e cuidou do outro com muito carinho”, avisa Frei Geraldo, que é administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Mauá. O objetivo da Campanha da Fraternidade 2020 é despertar para o sentido da vida, como dom e compromisso, criando relações fecundas em nossa família, em nossa comunidade e sociedade em geral à luz da Palavra de Deus.
“Queremos também apresentar o sentido de vida proposto por Jesus Cristo, na sua palavra, no seu evangelho. Despertar nos cristãos e nas comunidades para anunciar verdadeiramente a vida plena, o Reino de Deus. Despertar os jovens, também, para a beleza da vida, o dom que é viver”, ressalta Frei Geraldo. “Nós precisamos propor uma ética como fundamento das nossas relações sociais. Suscitar nos cristãos católicos, o comprometimento com o testemunho concreto da Palavra de Deus, em nossa vida e em nossa história”, complementa.