Diocese de Santo André

Saudações aos heróis da sociedade!

Neste momento em que se pede a todos e todas que fiquem em suas casas para colaborar com o enfrentamento à pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, diversas profissões estão na linha de frente para continuar servindo ao povo. Mesmo em tempos difíceis de reclusão, em todo o mundo são observadas manifestações de solidariedade como prova do reconhecimento a esses profissionais que não medem esforços para valorizar, sobretudo, a vida das pessoas.
Nunca é demais afirmar que para o bom funcionamento da sociedade, as profissões precisam uma da outra, ou seja, estão interligadas entre si.

Sem os médicos, enfermeiros, socorristas e trabalhadores da área da Saúde, as pessoas encontrariam dificuldades para se manter saudáveis e por muitas vezes sobreviver diante de uma grave doença. Com a atuação deles, enfermidades são curadas e a luta é constante para que as dores sejam amenizadas e solucionadas diante de cenários epidêmicos. Vale ressaltar o empenho dos profissionais que trabalham nas obras para a montagem dos hospitais de campanha.

Sem os coletores de lixo e garis, as ruas ficariam sujas, infestadas de insetos e proeminentes às diversas doenças. Daí a importância fundamental destes profissionais que recolhem os materiais para serem descartados ou reciclados, e deixam a cidade limpa para melhor qualidade de vida da população.

Sem os comerciantes, trabalhadores informais e entregadores de comida, as pessoas teriam dificuldades para se alimentar e adquirir produtos básicos neste período de quarentena.

Sem os caminhoneiros, as mercadorias não chegariam aos mercados, farmácias, açougues, padarias, estabelecimentos comerciais e indústrias.

Sem os motoristas de ônibus e de aplicativos, operadores de trem e metrô, taxistas, frentistas, as pessoas não chegariam ao seu destino de trabalho e de casa.

Sem os policiais, guardas e bombeiros, os municípios ficariam vulneráveis à desordem. Por isso é essencial a atuação desses profissionais, a fim de prezar pela segurança do povo e estar de prontidão para atender as ocorrências.

Sem os jornalistas e profissionais da comunicação, as pessoas simplesmente ficariam sem informação. Em pleno século XXI, a leitura de jornais e revistas, o acompanhamento das notícias pelas emissoras de rádio e TV, além dos portais da internet, continuam mais essenciais e atuais do que nunca.

Sem os professores, pesquisadores e cientistas, muitas curas para diversos vírus não seriam descobertas. É um trabalho árduo e minucioso, de muita pesquisa e paciência, mas que traz resultados surpreendentes de como o homem pode fazer o bem pelo mundo.

Sem o sacerdote, muitos não teriam uma palavra de conforto e esperança para fortalecer a fé pela cura das doenças.

Mais do que um reconhecimento para esses profissionais e muitos outros, esse artigo traduz literalmente o verdadeiro espírito de ser cristão: doar a vida pelo próximo e salvar vidas!

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?