Tradicionalmente, na terça-feira da Semana Santa, às 15h, Dom Pedro, nosso bispo diocesano, tem um encontro marcado com os nossos seminaristas, no Edifício-Sede. Este ano, devido a pandemia do Covid 19, o encontro precisou ser um pouco diferente. Seminaristas e pastor se encontraram por meio de uma vídeo conferência.
Às 15h todos os seminaristas foram ingressando na sala virtual e sendo acolhidos por Dom Pedro. Após o acesso, nosso bispo diocesano partilhou uma reflexão sobre um trecho do livro Testemunha da Esperança, escrito pelo Cardeal vietnamita Van Thuan, que devido a um regime extremista ficou preso, e precisou rever sua vida de fé, sua pertença a comunidade eclesial.
Dom Pedro também destacou que é necessário saber conviver consigo mesmo, para saber conviver em comunidade, formando comunhão, é importante valorizar muitas vezes até aquele irmão que nos incomoda, mas que contribui para nossa santificação. Salientou também que a vida é prioridade para todos, e que todos devem se cuidar, fazendo sua parte. “A Bíblia é um livro histórico, sendo assim, podemos compreender que Deus fala conosco no tempo, fala na história. Deus fala conosco nesta pandemia.”
Depois da sua colocação, que teve como tema: Jesus não passará, Dom Pedro rezou com todos um Pai-Nosso e uma Ave Maria e em seguida pediu que todos partilhassem como tem sido esse período de isolamento social. Demonstrou também preocupação com a dimensão intelectual, perguntando aos seminaristas como está sendo os estudos neste tempo de distanciamento das faculdades. Aos propedeutas, que estudam na residência formativa, nosso pastor encorajou a viverem, principalmente agora, a dimensão comunitária, rezando e partilhando a vida fraterna, mesmo na casa de suas famílias.
Por fim, o bispo diocesano desejou a todos coragem para passarem por tempo difícil que todos estamos vivendo, e em seguida deu sua bênção acolhida por meio do ambiente virtual.