Diocese parabeniza Santo André pelo aniversário de 467 anos

Segunda maior cidade do Grande ABC e quinto município mais populoso do estado paulista com aproximadamente 719 mil habitantes, Santo André comemora 467 anos nesta quarta-feira, dia 8 de abril. Localidade construída com a ajuda de imigrantes e famílias que se estabeleceram nesta cidade pujante, acolhedora e com muita história.

Vale relembrar que Santo André Apóstolo se tornou padroeiro do município andreense após lei aprovada e sancionada pelo Executivo Municipal, no dia 22 de novembro de 2019, e a festa do padroeiro da Diocese de Santo André, e agora do município, celebrada no dia 30 de novembro também integrará o calendário oficial da cidade.

A Diocese de Santo André parabeniza a população e todos que ajudaram a construir a história de 467 anos da cidade. Parabéns, Santo André!

Sobre a cidade

Neste sentido, um personagem importante se destaca como ponto central desta trajetória iniciada em 8 de abril de 1553, quando o explorador português João Ramalho sai de sua cidade natal, Vouzela, para fundar Santo André da Borda do Campo. Teve papel relevante na aproximação pacífica entre índios e portugueses, abrindo as portas para uma cidade acolhedora de migrantes de diversos países do mundo e diferentes estados do Brasil.

Esse perfil foi se consolidando ao longo dos séculos, quando colônias europeias, asiáticas, africanas e latinas passavam pela cidade e muitas se estabeleciam na região, mais precisamente a partir dos séculos XIX e XX, com a marca do setor industrial, e nos últimos tempos com o emergente setor de prestação de serviços.

Santo André conta com diversos parques, shoppings, teatros, hotéis e comércios dos mais variados, sendo uma importante cidade do país no ramo da economia e do entretenimento.