Dom Pedro: “Nossa missão é tornar Jesus presente na humanidade”

“A Igreja se alegra porque inicia sua missão. Jesus começou a pregar o Reino de Deus e com isso vai surgindo a comunidade daqueles que acreditam Nele. Celebramos a sua plenitude! Jesus, junto do pai, nos envia o Espírito Santo. Jesus é o centro, a porta, o caminho que nos leva ao Pai. O Espírito Santo vai nos acompanhando e mostrando o caminho para que recordemos o que Jesus ensinou e assim sejamos fiéis a Ele.”

Com essa reflexão cinquenta dias após a Páscoa, no dia em que se celebra a Solenidade de Pentecostes, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, destacou na missa matutina deste domingo (31/05), a missão dos cristãos diante da data que se recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos.

“Nossa missão é anunciar o Reino de Deus, que é perdão, misericórdia, amor e compaixão derramados sobre o mundo. Nossa missão é tornar Jesus presente na humanidade. Essa é a missão de qualquer comunidade. Para isso, Jesus nos dá a força necessária, através da força do Espírito Santo”, enfatiza o pastor da Igreja Católica no Grande ABC, que tem presidido missas todas as quartas e domingos desde a segunda quinzena de março, em virtude da realização de celebrações sem a presença de fiéis, sendo transmitidas pelo Facebook da Diocese, diretamente da residência episcopal.

Conforme a tradição da Igreja Católica, o tempo pascal é encerrado neste domingo e o círio pascal aceso na Vigília Pascal é apagado. Porém, segundo Dom Pedro, o círio representa Cristo Ressuscitado e nenhuma força neste mundo é capaz de apagar a luz do Filho de Deus.

Unidade dos cristãos

Durante a homilia, o bispo diocesano recordou que os apóstolos estavam com medo e questionando sobre a quem seguir, quando Jesus aparece no meio da comunidade e diz: “A paz esteja convosco”. Os apóstolos ficaram contentes e também escutaram: “Não tenhais medo. Eu estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos.”

Essa introdução reafirma que Jesus Cristo, pela força do Espírito Santo, nos traz o dinamismo da vida e um movimento contínuo da busca pela unidade.  “Não podemos dizer que o Espírito Santo é vida, se não dizermos que é união. E o amor requer a unidade. A Igreja vive do amor de Cristo derramado em nossos corações”, resume Dom Pedro.

Dom Pedro também citou sobre os tempos atuais da humanidade, em que existem aqueles que propagam a violência e o ódio, agindo segundo o espírito maligno, enquanto Jesus envia o Espírito Santo, a força de Deus, que é muito maior, e que tem um dinamismo para transformar vidas e converter mentes e corações.

“O evangelho nos convida a deixar de lado o materialismo, tudo que é pecado, e nos chama a viver o grande dom de Deus que é caridade, amor, do qual deriva todos os outros, em prol do Reino de Deus que é paz, justiça e fraternidade”, salienta.

Mensagem de 1962

Dom Pedro ainda relembrou uma breve reflexão do Patriarca Inácio IV Hazim de Constantinopla, da Igreja Ortodoxa,  durante uma conferência ecumênica com bispos e padres, em 1962:

Sem o Espírito Santo:
Deus está longe,
O Cristo permanece no passado,
O Evangelho é letra morta,
A Igreja é uma simples organização,
A autoridade é uma dominação,
A missão é propaganda,
O culto é uma recordação e
O agir cristão uma obra de escravos.

Mas, no Espírito Santo:
O cosmos é enobrecido pela geração do Reino,
O homem está em combate contra a carne e o pecado,
O Cristo ressuscitado torna-se presente,
O Evangelho se faz poder e vida,
A Igreja realiza a comunhão fraterna e trinitária,
A autoridade se transforma em serviço que liberta,
A missão é um contínuo Pentecostes,
A liturgia é memorial e antecipação,
O agir humano é divinizado.

Leitura das normas

Dom Pedro também comentou sobre o conjunto de normas para reabertura gradual das igrejas visando a retomada das missas, a partir do dia 13 de junho, a fim de que voltem a receber público nas celebrações. Vale frisar que a participação é facultativa e as orientações prosseguem para que povo permaneça em isolamento social, já que as missas online continuarão na página da Diocese e de diversas paróquias do Grande ABC.

O documento com 60 itens, em acordo com as recomendações científicas e orientações dos órgãos da área da saúde, está disponível desde domingo (31/05) em todos os canais oficias da Diocese (Site, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter).

Saiba mais:

Normas e Orientações sobre a retomada das celebrações no contexto da pandemia da COVID-19