Diocese celebra Missa Crismal excepcionalmente nesta sexta (28)

Em razão da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, a celebração da Missa Crismal, também conhecida como a Missa dos Santos Óleos, que seria realizada em abril, durante a Semana Santa, ocorrerá nesta sexta-feira (28/08), às 19h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro andreense.

A solenidade será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e contará apenas com a participação dos sacerdotes e diáconos da Diocese de Santo André, sendo celebrada sem a presença de fiéis e transmitida pelas mídias diocesanas: Facebook e YouTube

“Portanto, será realizada essa Santa Missa na Catedral com o clero, com as portas fechadas para evitar aglomeração. Mas ela será transmitida online, e espero todos, os que puderem, sintonizem para unidos ao presbitério, rezarmos juntos por nossos sacerdotes, agradecendo esse grande dom Deus a sua igreja, o sacramento da Ordem, o mandamento da caridade. Na quinta-feira Santa agradeceríamos pelo sacramento da Eucaristia, e também faremos neste dia, como fazemos em toda missa”, convida Dom Pedro.

“Nesta missa acontece dois momentos: a renovação das promessas sacerdotais e a consagração Óleo do Crisma (usado na administração do sacramento da Crisma, na ordenação sacerdotal e episcopal e no Batismo), e as bênçãos dos Óleos dos Enfermos e do Batismo”, salienta Dom Pedro.

Leia a mensagem de Dom Pedro, na íntegra, reiterando o convite para a participação na celebração pela internet e explicando sobre o significado desta missa:

“Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo! Meus prezados amigos e amigas. Todos diocesanos, queridos padres, diáconos, religiosos e religiosas consagrados.

Venho até você para fazer o convite para estarem ligados conosco na Missa Crismal, que será realizada na Catedral Diocesana, no dia 28 de agosto, às 19h. Essa Missa crismal, como todos sabem, ela deveria ter sido rezada na Quinta-feira Santa de manhã. É a Missa dos Santos Óleos, como se chama, na qual o bispo com o presbitério abençoa os óleos dos catecúmenos usados para o batismo, o óleo do Crisma. Por isso, o óleo usado na administração do sacramento do Crisma, também no batismo, e na ordenação sacerdotal e episcopal. E o óleo dos enfermos, usado na administração do sacramento da unção dos enfermos. E nesta missa também nós agradecemos o grande dom que Jesus dá a sua Igreja, do sacerdócio ministerial, dos padres que renovam as promessas sacerdotais que fizeram no dia da sua ordenação. É um momento solene bonito, um momento que nós não podemos realizar assim com toda essa solenidade, por causa da pandemia da Covid-19, e nem vamos poder realizá-la neste dia 28, para o qual está marcado. Então, se trata de uma exceção. Não pudemos realizar na Quinta-feira Santa, transportamos para essa data, que é uma data possível já que esperamos e imaginávamos que a uma altura dessa, a pandemia já estaria bem mais atenuada. O que não acontece. Portanto, será realizada essa Santa Missa na Catedral com o clero, com as portas fechadas para evitar aglomeração. Mas ela será transmitida online e espero todos os que puderem sintonizem para unidos ao presbitério, rezarmos juntos por nossos sacerdotes, agradecendo esse grande dom que Deus nos faz a sua igreja, o sacramento da ordem, o mandamento da caridade e também na quinta, agradeceríamos e agradecemos também como fazemos em toda missa, ao sacramento da eucaristia.

Queridos irmãos e irmãs, prezados diocesanos! É com muito carinho, amor no coração, que convoco a todos para esse momento solene de oração, da nossa Igreja Diocesana. Que Deus Nosso Pai esteja no coração de cada um de vocês que estão lendo essa mensagem e desperte o desejo de rezar sempre mais pelo seu bispo, pelo seu sacerdote, pelos seus diáconos, pelos ministros ordenados de nossa igreja.

Que a Paz de Cristo esteja com você! Eu te abençoo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Dom Pedro Carlos Cipollini

Bispo da Diocese de Santo André