Dom Pedro realiza ordenação de dois diáconos do Verbo Divino em Diadema

Mais um grande passo decisivo foi concretizado na vida de dois jovens rumo ao sacerdócio e missionariedade. Pela imposição das mãos do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, os candidatos Ilídio Sapalo Epalanga e Marco Antonio de Miranda foram ordenados para o ministério diaconal na Congregação dos Missionários do Verbo Divino, na noite de sábado (03/10), em celebração eucarística realizada na Paróquia Santo Arnaldo Janssen, no Jardim Campanário, em Diadema.

Em razão da pandemia da Covid-19, o momento contou apenas com a presença de familiares, amigos e diáconos, seminaristas e padres verbitas, bem como membros do CPP (Conselho Pastoral Paroquial), atendendo a todos os protocolos determinados pelos órgãos de saúde e pela diocese, como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento de dois metros entre os presentes na igreja.
A missa foi concelebrada pelo superior provincial verbita Brasil-Centro, Pe. João Batista de Oliveira, e pelo coordenador da Região Pastoral – Diadema e pároco anfitrião, Pe. George Fernandes.

Dom Pedro expressou alegria ao conferir os ministérios aos verbitas e reforçou que a principal missão dos diáconos transitórios do Verbo Divino é fazer com que a palavra de Deus chegue ao coração dos irmãos e das irmãs em Cristo. “Assumir uma missão de entrega total à causa do Reino de Deus é um gesto de amor total que tem como fundamento a fé em Jesus como único Salvador e Redentor nosso”, enfatizou Dom Pedro, durante a homilia. O pastor da Igreja Católica no Grande ABC acrescenta: “Vocês, futuros diáconos são vocacionados como todo batizado, com um acréscimo próprio do missionário por vocação. Vosso coração deve pertencer somente a Jesus para que a missão seja eficaz com a força Dele, e não somente da vossa”, destaca Dom Pedro, ao ressaltar a importância do serviço, da caridade e do amor ao próximo, características fundamentais do primeiro grau do ministério ordenado.

Marco Antonio de Oliveira representou a dupla recém-ordenada no discurso de agradecimento aos familiares, formadores, comunidades, leigos e todo o Clero. “Não considero a vida missionária um sacrifício oferecido a Deus, mas sim uma graça que Ele me concede”, reforça o diácono transitório, que será ordenado presbítero em abril de 2021, na paróquia de sua origem, na Diocese de Guarapuava, no Paraná. Já Ilídio será ordenado sacerdote em Angola, no seu país de origem, no continente africano, também no primeiro semestre de 2021. Ambos atuarão como missionários, vocação própria da Congregação do Verbo Divino.

Rito da ordenação

Os dois novos diáconos fizeram o juramento de fidelidade, se prostaram durante a ladainha, receberam a imposição das mãos do bispo, foram revestidos das vestes diaconais, acolheram o Livro dos Evangelhos e ao final entoaram junto ao povo, a Oração Vocacional, antes da bênção final concedida por Dom Pedro.

Créditos das fotos: Osei Asante e Miguel Herrera