Diocese de Santo André

Ícone do Bom Pastor percorre paróquias da Região São Caetano

Uma das grandes ações marcantes do Ano Vocacional Diocesano  é a peregrinação do ícone do Bom Pastor, que foi apresentado na Santa Missa de abertura da iniciativa inédita na Diocese de Santo André, em dezembro de 2019, e que teve de ser interrompida em março de 2020, em razão da OMS (Organização Mundial da Saúde) decretar a pandemia global da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Com a prorrogação do Ano Vocacional até abril de 2021, diversas paróquias estão no roteiro para receber a visita desse símbolo para motivar as vocações e aumentar a fé dos cristãos. Entre elas, as igrejas da Região Pastoral São Caetano do Sul, que acolheram o ícone nos meses de outubro e novembro.

Segundo o artista sacro Lúcio Américo de Oliveira, 40 anos, responsável pela obra, “a arte do Bom Pastor versa sobre o serviço. O senhor acalma a ovelha junto ao seu peito. Ele é o ressuscitado. O Bom Pastor vai até a morte para daí resgatar a humanidade para sua condição original de filhos de Deus”, explica.

“A arte lida com o próprio modo de viver a vocação, ou seja, o amor!”, sintetiza Lúcio.

Prorrogação do Ano Vocacional

Em razão da pandemia da Covid-19, o Ano Vocacional Diocesano foi prorrogado e o encerramento, que aconteceria no dia 22 de novembro deste ano, será celebrado no dia 1º de abril, na quinta-feira da Semana Santa de 2021.

“A principal motivação (da prorrogação do encerramento do Ano Vocacional) é em virtude da pandemia e das dificuldades que tivemos em não conseguir desenvolver algumas atividades principais (programadas para serem realizadas presencialmente)”, esclarece o assessor diocesano da Pastoral Vocacional e do SAV (Serviço de Animação Vocacional), Pe. Everton Gonçalves Costa.

O sacerdote justifica a escolha do novo dia para a finalização dos trabalhos da iniciativa pioneira na Diocese de Santo André.

“Então, escolhemos uma data significativa, que tenha um teor mais vocacional. É o dia 1º de abril do ano que vem, a Quinta-Feira Santa, que é o dia da instituição da eucaristia, da instituição do sacerdócio. Uma data bem vocacional, onde o Bom Pastor vai convocando também pessoas para o trabalho e para a animação vocacional”, revela.

Entre as atividades que estão sendo retomadas em 2020 e prosseguirão até o primeiro trimestre de 2021: a peregrinação do ícone do Bom Pastor pelas 106 paróquias das dez regiões pastorais; o Curso de Capacitação de Agentes do Serviço de Animação Vocacional Paroquial; e a Hora Santa Vocacional aos domingos.

Fotos: Região Pastoral São Caetano do Sul

Compartilhe:

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC

Planejamento da Pastoral Familiar marca início dos trabalhos da nova comissão diocesana