Diocese de Santo André

Padre Rudnei é acolhido na Paróquia Nossa Senhora das Graças de Santo André

“A Paróquia Nossa Senhora das Graças tem 65 anos de histórias. Uma paróquia muito boa e consolidada. Espero continuar tudo aquilo de bom que aqui já existe e estar aberto aquilo que, por ventura, Deus possa suscitar de novo entre nós.”

De braços abertos para agradecer a acolhida e sendo aclamado pelos fiéis, Padre Rudnei Sertorio., 38 anos, foi empossado na tarde de sábado (16/01) como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Região Santo André – Leste), na Vila Humaitá, durante a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

“Enfim, espero por tudo aquilo que se espera de um padre, desejo sê-lo e fazê-lo com a graça de Deus e com a ajuda de vocês todos. Vamos caminhar juntos”, complementa o sacerdote, ao citar o povo da Comunidade São Francisco de Assis, que integra a paróquia.

Pe. Rudnei também expressou gratidão pelo pastoreio de dois anos e cinco meses na Paróquia Santa Luzia Virgem e Mártir (alguns paroquianos estiveram presentes na celebração), pelos padres companheiros de caminhada, pela confiança do bispo, aos seminaristas e, sobretudo, pelos familiares, especialmente aos pais.

“Quero agradecer aos meus pais, seu João e dona Elza, que me transmitiram a vida, os valores e a fé”, frisa o assessor diocesano da Pastoral da Criança.

Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração respeitou todos os protocolos sanitários de segurança com as normas de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool em gel.

Doação para o serviço do altar

Em sua homilia, Dom Pedro falou sobre o tema da proclamação da palavra de sábado (Mc 2,13-17), que é a vocação de todos aqueles que se encontram com Deus ou que buscam a Deus e, principalmente, a vocação cristã que nos vem pelo batismo.

“O batismo é um chamado. Você (Pe. Rudnei) é um vocacionado a seguir Jesus. E dentro dessa vocação maior de todos os membros da Igreja existe essa vocação especifica do sacerdote, do presbítero, daquele que é chamado para viver o seu batismo de uma forma toda especial seguindo Jesus, de forma mais estreita e mais abrangente na sua vida”, elucida.

O pastor da Igreja Católica no Grande ABC também abençoou os pais do Pe. Rudnei, por doar o filho para o serviço do altar.

“A primeira leitura (Hb 4,12-16) fala de Samuel, cujo a mãe Ana doou para ser uma pessoa a serviço de Deus. Então, os pais dos nossos queridos padres fazem esse gesto de doação do filho para o serviço do altar. Que Deus abençoe a generosidade de vocês e que nossa Igreja possa, através desses gestos generosos, atrair mais seguidores de Jesus na vocação sacerdotal”, salienta Dom Pedro, ao citar o Ano Vocacional Diocesano.

Nova missão no Seminário de Teologia

Nomeado como reitor da Casa de Formação Teológica da Diocese de Santo André no dia 27 de dezembro de 2020, Pe. Rudnei Sertorio já assume os trabalhos na função junto aos seminaristas, faltando apenas a leitura da provisão de posse, que será realizada posteriormente numa Santa Missa, no início do ano letivo no seminário.

Leia a matéria realizada sobre a nova missão do sacerdote (publicada no dia 30 de dezembro): http://bit.ly/38RFlHM .

 “O padre necessita estar com o povo”

Sobre a primeira ação ao assumir essa missão, Pe. Rudnei destacou que será conhecer os fiéis através do diálogo e da convivência.

Em relação aos principais desafios de ser sacerdote em tempos de pandemia, o presbítero afirma certamente a limitação no convívio com o povo de Deus por conta do distanciamento social.

“O padre necessita estar com o povo. Mas com a graça de Deus e a cooperação humana, espero que nos próximos meses a situação melhore”, prevê.

 

Rito da posse

Participaram da posse do Pe. Rudnei, o Pe. Renato da Silva Fernandez (coordenador da Região Santo André – Leste e pároco da Paróquia Santa Joana D’Arc), o Pe. José Aparecido Cassiano (pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Mauá), o Pe. Guilherme Franco Octaviano (pároco da Paróquia São Jorge, em Santo André); o Pe Gonise Portugal da Rocha (pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Bernardo), o Pe. Clayton Ramos Costa (pároco da Paróquia Nossa Senhora das Navegantes, em Diadema), o Pe. José Aparecido de Sousa (pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, em São Bernardo), o Pe. Marcos Vinicius Wanderley da Silva (pároco da Paróquia São Geraldo Magella, em Santo André) e o Pe. Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal), que cerimoniou durante o rito de posse.

 

Após a leitura de provisão de posse realizada pelo Pe. Guilherme, o novo pároco realizou a profissão de fé e a Renovação das Promessas Sacerdotais diante de Dom Pedro, a fim de manifestar a disposição de cooperar com o bispo e a Diocese de Santo André, trabalhando em comunhão com todo o clero, o povo e cuidando com zelo da paróquia que está sendo entregue a ele.

Logo após, Pe. Rudnei recebeu o Livro das Sagradas Escrituras, antes da homilia de Dom Pedro, e os símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo. Em seguida, o sacerdote fez o juramento de fidelidade.

Neste momento, o bispo declara oficialmente Pe. Rudnei como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, sendo aclamado pelos paroquianos locais que participaram da Santa Missa. O rito de posse foi finalizado com a leitura da Ata que fora assinada pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, pelo Pe. Rudnei, demais padres presentes e alguns leigos.

 

Sobre o novo pároco

Nome completo: Pe. Rudnei Sertorio

Data de Nascimento: 24/05/1982 (38 anos)

Cidade natal: São Bernardo do Campo (SP)

Entrada no Seminário:  20 de fevereiro de 2010 (Seminário Propedêutico)

Ordenação Diaconal: 23 de dezembro de 2017

Ordenação Sacerdotal: 4 de agosto de 2018

Atuação nas paróquias: atuou como administrador paroquial da Paróquia Santa Luzia Virgem e Mártir ao longo de dois anos e cinco meses.

Atuação em comissões e assessorias diocesanas: atua como assessor diocesano da Pastoral da Criança desde agosto de 2018. E recentemente, no dia 27 de dezembro de 2020, recebeu a nomeação para assumir como reitor da Casa de Formação Teológica da Diocese de Santo André.

 

Crédito das fotos: Antônio Testa (Pascom Nossa Senhora das Graças – Santo André)

 

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO