#ÉTempodeCuidar: doações do Tapete Solidário nas paróquias beneficiam centenas de famílias

Numa iniciativa inédita na Diocese de Santo André promovida durante a Solenidade de Corpus Christi, ocorrida na quinta-feira (03/06), o Tapete Solidário deixou uma grande marca da empatia e do espírito cristão, ao despertar a caridade no coração do povo diocesano, na doação de toneladas de alimentos, dezenas de cobertores, agasalhos e fraldas descartáveis, responsáveis por beneficiar centenas de famílias carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social das sete cidades do Grande ABC.

Em sintonia com a Igreja no Brasil, por meio da segunda fase da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar” (que realiza entre os dias 8 e 12 de junho, uma série de atividades com o objetivo de intensificar a arrecadação de alimentos em todo o país), a iniciativa organizada pelo Vicariato Episcopal para a Caridade Social mobilizou inúmeras paróquias das dez regiões pastorais que acolheram os gestos concretos de generosidade daqueles que adotam o amor ao próximo e o serviço à Igreja como forma de agir e viver, diariamente.

“Avalio de forma muito positiva a ação do Tapete Solidário. Tivemos a adesão de grande parte das paróquias da nossa diocese. Algumas usando a sua criatividade para fazer os tapetes com os alimentos, com roupas doadas, cobertores. Outras fizeram o tapete tradicional, mas colocaram diante do altar, as ofertas de todos os fiéis. E já recebemos notícias de paróquias que arrecadaram além da necessidade e querem compartilhar com as que mais precisam. É um sentido de solidariedade entre as paróquias, também. Uma unidade diocesana”, analisa o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke.

O Vicariato Episcopal para a Caridade Social reforça que muitas famílias e pessoas em situação de rua ainda precisam das doações e as arrecadações prosseguem nos pontos de coleta de alimentos e roupas em todas as sete cidades do ABC.

Clique aqui e saiba as paróquias polos de arrecadação.

Por um mundo mais justo e fraterno
Na homilia proclamada pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, na missa de Corpus Christi presidida na Catedral Nossa Senhora do Carmo, destaque para os agradecimentos ao dom da Eucaristia, inspiração para uma vida em Cristo, no amor e no serviço, e a todas as pessoas que realizaram as doações. “Esse Tapete Solidário quer sinalizar você partilhando um pouco, você querendo um mundo mais justo, mais fraterno. Neste momento, no Brasil,  estamos numa situação de grande divisão, de muitas dificuldades. Não só por causa da pandemia, mas também por causa de toda condução, o modo de organizar a sociedade montada no dinheiro, e não no bem-estar das pessoas”, reflete.

Manifestações de solidariedade nas paróquias
Paróquias dos sete municípios abraçaram a campanha e reforçaram os pedidos para doações durante a ação do Tapete Solidário.

Com a arrecadação, centenas de kits e cestas básicas poderão beneficiar os mais necessitados na sociedade, no verdadeiro espírito de ser cristão, de se doar e trazer dignidade aos pobres e carentes.