Diocese de Santo André

Seminaristas da Teologia são admitidos às Ordens Sacras e recebem ministérios no dia 31 de agosto

Catorze seminaristas de Teologia darão um passo importante da formação presbiteral rumo ao sacerdócio durante a celebração eucarística que será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na terça-feira (31/08), às 19h30, na Paróquia São José, no Baeta Neves, na Região São Bernardo – Centro. Os diocesanos poderão acompanhar a transmissão da missa através do Facebook diocesano.

Dez deles que estudam no primeiro ano serão admitidos às ordens sacras; do segundo ano, três serão instituídos ao ministério de leitor; e um receberá o ministério de acólito. Saiba mais sobre a admissão e os ministérios:

 

Admissão às Ordens Sacras
A Admissão do candidato às Ordens Sacras ocorre quando o seminarista é oficialmente aceito pela Igreja como candidato para o ministério presbiteral. É um rito prescrito pela igreja como mais um passo na caminhada vocacional, que é um período de discernimento, de encontro e de experiência com Jesus Cristo. Representa o primeiro passo dos seminaristas de Teologia em preparação à ordenação e exercício do presbiterado.

Serão admitidos os seguintes seminaristas do 1º ano: Bruno Xavier Biazutti, Victor Pereira Guimarães; Lucas Chagas de Souza; Eduardo Barbosa Pereira; Romário da Rocha Cunha; Jhonatan Kauê Fernandes dos Santos; André Lucas Chaves; Thiago Batista da Silva; Joel dos Santos Machado e Paulo Henrique Louback da Silva.

 

Ministério de Leitor
A instituição do ministério de leitor oficial das Sagradas Escrituras na liturgia representa a função de anunciar, viver de forma mais afirmada e ensinar as Escrituras, pela pregação, vida e oração. 

Recebem o ministério de leitor os seguintes seminaristas do 2º ano: William Maia Gomes Leite, Gustavo Laureano Pinto e Diego das Dores Gonzaga.

 

Ministério de Acólito
A instituição do ministério de acólito torna o ministro responsável por algumas funções na liturgia, no cuidado com o altar e auxílio aos celebrantes. É uma das grandes etapas que antecede a ordenação presbiteral e tornar-se servidor do Povo de Deus, principalmente oferecendo no altar o sacrifício Eucarístico. Os seminaristas de Teologia que são instituídos ao acolitato também se tornam ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, podendo distribuir a Eucaristia durante a missa ou levá-la aos enfermos.

Recebe o ministério de acólito o seguinte seminarista do 3º ano: Douglas Colácio.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral