Diocese de Santo André

Padre José Herculano toma posse como pároco da Paróquia Santo Antônio, em São Bernardo do Campo

“Temos que estar de braços abertos para acolher Jesus em nossas vidas. Reconhecer Jesus como nosso mestre e crer sempre que Ele está conosco. Tenho a certeza que Jesus à frente de nossas atitudes e ações, vamos realizar um bom trabalho na Paróquia Santo Antônio.”

Refletindo sobre a passagem do Evangelho de São Lucas (24, 13-25), Pe. José Herculano Vicente, 52 anos, quer se aproximar e caminhar com o povo de Deus, assim como Jesus se aproximou e caminhou com os discípulos, ao tomar posse na noite de quarta-feira (27/10), como pároco da Paróquia Santo Antônio, no Bairro Batistini (Região São Bernardo – Anchieta), na posse canônica realizada durante a celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

“Jesus vai orientar a ação pastoral das nossas comunidades. Deixemos Jesus se aproximar de nós para conduzir-nos pelo caminho da fé”, ressalta o sacerdote, que sucede a Pe. José Osvaldo de Araújo, que participou da celebração e será empossado pároco no próximo domingo (31/10), às 8h, na Paróquia São Sebastião, a Igreja Matriz de Rio Grande da Serra. Ele também será administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Paranapiacaba (Santo André).

 

Uma igreja acolhedora e missionária
Pe. Herculano, como é conhecido, também agradeceu aos amigos e familiares, pelo apoio de sempre; ao bispo diocesano, pela presença e pastoreio do povo; aos paroquianos da Santa Maria Goretti (Santo André – Utinga) e Maria Mãe dos Pobres (Diadema), que acompanharam a transmissão pelas redes sociais; aos irmãos da paróquias São Paulo Apóstolo (Mauá) e, especialmente, fiéis da São Francisco de Assis (São Caetano do Sul), que lotaram dois ônibus para prestigiar a posse. “Tenho enorme gratidão por todos e todas nesta caminhada como padre. E vamos juntos, como diz o nosso primeiro Sínodo Diocesano, ser uma Igreja acolhedora e em permanente ação missionária, sempre com Jesus Cristo à frente de nossas atitudes”, complementa Pe. Herculano, ao citar o 8º Plano Diocesano de Pastoral.

Também participaram da posse, membros das quatro comunidades da Paróquia Santo Antônio: São Judas Tadeu, Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Aparecida e São Francisco; o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke (representando a coordenação regional SBC – Anchieta); o pároco da Paróquia Santa Luzia (Jardim Beatriz, SBC – Anchieta), Pe. Silvânio José da Silva; o secretário episcopal Camilo Gonçalves Lima; representantes de movimentos e pastorais, e demais autoridades públicas.

Deus é unidade na diversidade
Em sua homilia, Dom Pedro disse que a paróquia é uma comunidade de comunidades, e por isso Deus é unidade na diversidade, a coletividade em detrimento da individualidade, uma vez que encontrarmos inúmeras realidades numa mesma região, mas todos unidos com os mesmos propósitos de evangelizar e buscar o Reino dos Céus. “Essa paróquia tem uma caminhada bonita, longa, e um testemunho de fé, sendo conhecida pela generosidade e dinamismo. Vamos bendizer a Deus pelo padre que chega. Temos que ver tudo isso pelo olhar da fé, e não pelo olhar de tantas coisas e perspectivas que não ajudam a comunidade. A primeira leitura (Rm 8,26-30) diz que tudo concorre para o bem de quem ama a Deus, de quem serve a Deus. Então, na perspectiva da fé, Deus dirige os acontecimentos, com sua sabedoria infinita”, medita o bispo, ao falar da importância das comunidades para os cristãos.

“Pe. Herculano aceitou essa missão com muito amor e com muita expectativa. Ele estava na Paróquia São Francisco de Assis (São Caetano), que era uma comunidade, e aqui ele vai reviver o primeiro amor dele (São Paulo Apóstolo – Mauá), o início do ministério dele, quando esteve numa paróquia com várias comunidades. Então, ele já tem prática. Vamos acolhê-lo. Tenho certeza que já o acolheram no coração, como aquele que Deus enviou através da Igreja”, salienta Dom Pedro.

Rito da posse
A leitura da nomeação de posse do pároco foi lida pelo vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke . Depois, Pe. José Herculano Vicente realizou a Profissão de Fé e após o Ato Penitencial e as primeiras leituras, recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Após esse momento, o novo pároco fez o Juramento de Fidelidade. Em seguida, Dom Pedro declarou oficialmente Pe. Herculano como pároco da Paróquia Santo Antônio, sendo aclamado pelos paroquianos locais e das paróquias onde atuou ao longo da caminhada sacerdotal. No final da missa, Pe. Herculano assinou a ata, que também foi assinada pelo bispo Dom Pedro e demais testemunhas.

Sobre a paróquia
A Paróquia Santo Antônio celebrará 22 anos de criação no dia 24 de dezembro de 2021. A igreja está localizada na Estrada Galvão Bueno, 4945, no Bairro Batistini, em São Bernardo do Campo. Aos finais de semana, as missas são realizadas aos domingos, às 7h, 9h e 18h. Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4357-8417.

A Paróquia Santo Antônio conta com quatro comunidades: São Judas Tadeu, no Jardim Represa; Divino Espírito Santo, no Parque Los Angeles; Nossa Senhora Aparecida, no Parque Imigrantes; e São Francisco, no Jardim Pinheirinho.


Sobre o novo pároco
Nome completo:
José Herculano Vicente
Data de Nascimento: 07/11/1968
Cidade natal: João Monlevade (MG)
Entrada no Seminário: 1992
Ordenação Diaconal: 07/06/1998 (Paróquia Santa Teresinha – Região Santo André – Utinga)
Ordenação Sacerdotal: – 06/12/1998 (Paróquia Santo Antônio – Vila Alpina – Região Santo André – Centro), pela imposição das mãos do até então bispo diocesano Dom Décio Pereira (1940-2003).
Atuação nas paróquias: em sua caminhada sacerdotal, padre Herculano atuou nas seguintes paróquias: São Paulo Apóstolo, em Mauá; Maria Mãe dos Pobres, em Diadema; Santa Maria Goretti, na Região Santo André – Utinga; Nossa Senhora da Prosperidade, em São Caetano do Sul; e São Francisco de Assis , também em São Caetano do Sul, pelos últimos seis anos; no dia 27 de outubro assumiu como pároco da Paróquia Santo Antônio, na Região São Bernardo – Anchieta.
Atuação na Diocese: foi assessor diocesano da Pastoral Afro-Brasileira, coordenador da Região Pastoral Santo André – Utinga, membro do Conselho de Presbíteros e do  Colégio de Consultores, além de diretor da Casa de Formação do Propedêutico; atualmente exerce as funções de diretor espiritual do Seminário de Filosofia e secretário do Caixa Comum do Clero.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani