Perseverança e coragem, Dom Pedro celebra 70 anos

Aniversariante desta quarta-feira, dia 04, Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, completa 70 anos de vida.

Nascido em Caconde, interior de São Paulo, é filho de João Cipollini e Alzira Carneiro Cipollini (in memorian), tendo mais três irmãos e três irmãs, sendo um também bispo, Dom Luiz Antônio Cipollini, bispo de Marília.

De berço católico, Dom Pedro foi batizado com apenas 21 dias, em 25/05/1952, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição (hoje Basílica), em Caconde – SP, crismado em 14/12/1954 e fez a 1ª Eucaristia em 18/10/1959. Seu diaconato aconteceu em 07/09/1977, Catedral da Imaculada Conceição em Franca (SP), tornou-se Presbítero na mesma Catedral em 25/02/1978,pelo Bispo Diocesano de Franca, D. Diógenes Silva Matthes (in memorian). Dom Pedro foi ordenado Bispo na Catedral de Campinas no dia 12/10/2010e empossado dia 24/10/2010 na Diocese de Amparo.

Foi nomeado membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da CNBB, para o mandato de 2011 a 2014.

Na Assembleia Geral da CNBB de 2015, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, para os anos de 2015 a 2019, sendo reeleito em 2019.

Episcopado em Santo André
Em 27 de maio de 2015 foi eleito bispo de Santo André (SP) pelo papa Francisco, tomando posse da mesma em 26/07/2015. Em Santo André Dom Pedro empreendeu por toda a Diocese as “Visitas Pastorais Missionárias”, percorrendo as paróquias com suas comunidades acompanhado por grupos de leigos missionários.
Convocou o primeiro Sínodo Diocesano com duração de novembro de 2016 à novembro de 2017. Durante o Sínodo foi aprovado o 8º Plano Diocesano de Pastoral, para vigorar de 2018 a 2022. Aprovou e promulgou os Diretórios Diocesanos. Criou e instalou o Tribunal Eclesiástico Diocesano. Criou também o Vicariato Episcopal para a Coordenação Pastoral e o Vicariato Episcopal para a Caridade Social.

Toda Diocese de Santo André se alegra pelo dia de hoje, somos gratos por todo amor e dedicação a nossa diocese, rendemos graças por sua vida, que ela continue fecunda, cheia de perseverança e coragem!