Diocese de Santo André

Pastoral da Saúde organiza formação diocesana durante o ano

 Pastoral da Saúde da Diocese de Santo André no ano de 2023 está preparando formações mensais para novos agentes e reciclagem dos que já atuam na pastoral.

Antes da pandemia “COVID-19”, possuía-se um razoável número de agentes atendendo às diversas demandas da Pastoral da Saúde, inclusive, com presença ativa na grande maioria dos hospitais das dez regiões pastorais.

Todavia, com a pandemia houve um significativo esvaziamento de agentes, por força de vários motivos: idade (muitos idosos); doenças ou sequelas da “Covid-19”, desânimo, diante do cenário desalentador, sem se falar que muitos faleceram em razão do CORONAVÍRUS.

Deste modo, em face da necessidade premente da Pastoral da Saúde, o assessor diocesano Padre Vanderlei Ribeiro (Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Região Pastoral Santo André Utinga), e coordenadora Fátima Gutierres, entregou na reunião do clero em fevereiro, uma carta convite aos padres, solicitando o envio de pessoas,sem limite de número, para participação no “MEGA ENCONTRO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA NOVOS AGENTES E RECICLAGEM PARA OS AGENTES ATIVOS”, que acontecerá na PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, localizada na Praça do Cruzeiro, n° 420, Vila Curuçá, em Santo André, conforme programação abaixo discriminada. Para a participação será necessário o preenchimento e envio da ficha de inscrição, para o e-mail: fatima@diocesesa.org.br ou WhatsApp: 11 96653-3857.

A referida ação é urgente e importante, pois a pastoral tem recebido inúmeras solicitações de diversos hospitais do Grande ABCDM, para visitação dos enfermos, considerando que o trabalho de “Capelania” também está desfasado.  Urge, ainda, a presença e atuação da Pastoral da Saúde junto aos Conselhos de nossas “UPAS”, “UBS” e Conselhos Municipais.

PROGRAMAÇÃO

  • Dia 18 de Março, às 09h00 – Tema: “O que é a Pastoral da Saúde e suas Dimensões;
  • Dia 15 de abril, às 09h00  – Tema: “Espiritualidade da Pastoral da Saúde”
  • 17 de junho, às 09h00 – Tema: “Os Conceitos de Doença a partir das Sagradas Escrituras”
  • 19 de julho, às 09h00  – Tema: “A pessoa do Doente”
  • 19 de agosto, às 09h00  – Tema: “Noções sobre as visitas aos doentes a domicilio e hospitalar;
  • 23 de setembro, às 09h00  – Tema: Conhecendo os diversos Conselhos de Saúde;
  • 21 de outubro, às 09h00  – Retiro Espiritual com todos os Agentes.
  • 25 de novembro, às 09h00  –  Santa Missa de Encerramento com todos os Agentes

Quaisquer dúvidas entre em contato com o Centro Diocesano de Pastoral- 99981- 1233

 

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?