Bom Jesus de Piraporinha celebra 65 anos de história

A Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema, celebra neste mês, 65 anos da sua criação, uma história marcada pela união e fé do povo de Piraporinha em Diadema.

A Família Pedroso de Oliveira era proprietária da maior parte das terras da atual Piraporinha desde 1769. Com o aumento populacional da região, José Pedroso de Oliveira construiu a capela do Bom Jesus da Pedra Fria, que não deu conta do crescimento de devotos. Uma nova capela, do Bom Jesus de Piraporinha, não tardou em ser arquitetada.

Em 1881 o mesmo José Pedroso Oliveira doou as terras onde se localizava a capela para a Cúria Metropolitana de São Paulo. A partir de 1902 começaram a se organizar aí grandes festejos e procissões no mês de agosto. Os eventos ganharam tradição e passaram a atrair romeiros e devotos de outras regiões.

Com o aumento populacional da região, José Pedroso de Oliveira construiu a capela do Bom Jesus da Pedra Fria em 1958, que não deu conta do crescimento de devotos. Uma nova capela, do Bom Jesus de Piraporinha, não tardou em ser arquitetada, com os territórios desmembrados da Paróquia Imaculada Conceição e da Paróquia São João Batista, foi criada pelo Bispo Dom Jorge Marcos de Oliveira, a Paróquia Bom Jesus de Piraporinha no dia 15 de março de 1958.

Nesse mesmo ano tivemos marcos importantes como: primeira quermesse, recepção dos membros do Apostolado da Oração, festa solene do Senhor Bom Jesus, primeira concentração paroquial das crianças na catequese.

O largo da capela foi aos poucos se constituindo num entroncamento de 5 pequenas estradas por onde se interligavam os sítios e fazendas da região onde hoje se localiza a cidade de Diadema. Neste ponto de convergência de estradas começou a se desenvolver um comércio local. No final dos anos 40 a Vila Piraporinha já era o maior polo comercial da futura Diadema.

Em 29 de julho de 1968 a histórica Capela de Bom Jesus da Pedra Fria, erguida por José Pedroso de Oliveira, começou a ser demolida. Posteriormente, construiu-se nas proximidades do antigo templo a atual Paróquia  Bom Jesus de Piraporinha.

Desde a construção da paróquia, vários padres passaram ao longo dos anos, confira abaixo:

• Pe. Ivo Carlo Spaniol 1958 a 1960;
  • Frei Sebastião Santana 1960 a 1961;
  • Conego Luiz Catelli 1961 a 1968;
  • Pe. Alessandro Santelli 1968 a 2002;
  • Pe. Sérgio 2002 a 2005;
  • Pe. Ademir 2005 a 2013.
  • Pe. Dayvid de 2013 a 2018.
  • Pe. Roberto Alves Marangon de 2019 até dias atuais.

Em novembro de 2017 nosso bispo Dom Pedro Carlos Cipollini nomeou o diácono permanente, Marcos Diones Gimenez Andrade para a paróquia.

Texto Colaborativo: Matheus Fernandes Santos Seixas
Fotos: Acervo Pe. Alessandro Santelli e @JP_DRONE