Homilia da ordenação sacerdotal – Diác. Douglas Colácio, 05/08/2023

Diácono Douglas Colácio – 05/08/2023

Catedral Nossa Senhora do Carmo – Santo André

Hb 5,1-10 e Jo 10, 14-17

Prezados Padre Joel, Vigário Geral, Pe. Everton e Pe. Ryan, Vigários Episcopais, na pessoa dos quais saúdo todos os padres presentes que formam esta coroa bonita ao redor do altar. Prezados diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas. Queridos irmãos e irmãs no santo batismo. A todos vocês que vieram de várias partes de nossa diocese para participar deste momento de alegria. Acolhida fraterna a todos os amigos e parentes do Diácono Douglas. Saúdo os pais do Douglas, a Sra. Rosana e o Sr. Luiz, os que colaboraram com sua formação nas diversas áreas. Hoje, nossa Igreja se alegra porque junto com Jesus na Eucaristia faremos a oferta da vida do Douglas, consagrando-o para o ministério ordenado no segundo grau do sacramento da Ordem.

Para todos nós é uma grande alegria celebrar esta ordenação no contexto do mês vocacional e do Ano Vocacional nacional que a Igreja do Brasil está celebrando. Agradeçamos a Deus o dom da vocação sacerdotal que Ele distribui aos escolhidos e agradeçamos também a generosidade daqueles que dizem seu sim generoso.

Caro filho Douglas, hoje é um dia que vai certamente ficar marcado em sua vida. É o dia em que ao receber o sacramento da Ordem no grau do presbiterado, você passa a doar-se inteiramente a Jesus e pertencer definitivamente a Ele. A partir de hoje Ele passa a chamar-te de “amigo”. Escolhido para estar com Ele e ser enviado em missão.

A primeira leitura situa o sacerdócio de Jesus para os seus seguidores, discípulos e discípulas. Jesus Sacerdote é o mediador entre os homens e Deus, é o nosso intercessor que apresenta a Deus nossa humanidade redimida. Jesus nesta Carta aos Hebreus se apresenta também como “discípulo do Pai”. Sim! Ele aprendeu a obediência pelo sofrimento e assim descobre a “lógica” do Plano de Deus, o segredo do Reino que é doar-se por amor aos irmãos até o fim. Por fim, Jesus é o sumo sacerdote solidário com a humanidade que Ele redime e com Deus, o Pai que deseja esta redenção e o envia para realizá-la.

Prezado Diácono Douglas, este é o sacerdócio de Jesus no qual você será inserido hoje. Seja, portanto, mediador entre Deus e a humanidade, pela tua oração e intercessão. Reze, ore! Esteja unido a Jesus. Seja discípulo e amigo do Mestre Jesus que te chamou e viva a obediência que é escuta em primeiro lugar, escuta da Palavra de Deus, escuta dos sinais de que ele te dá, escuta de Deus o qual fala pela voz dos que na Igreja estão colocados como seus representantes para você. E enfim seja solidário com o povo em especial com os pobres e sofredores.

O Evangelho nos coloca diante dos olhos Jesus o Bom Pastor. O símbolo do Bom Pastor, tão poético e bonito, causa aversão em muitos cristão nos dias de hoje. Não querem ser ovelhas do rebanho, não querem seguir alguém, serem dirigidos por alguém que governe suas vidas mostrando o caminho. No entanto, preferem ser escravos da cultura do entretenimento, da moda e do consumo. Nós, porém, sabemos que somente Jesus pode ser guia seguro e condutor daqueles que nele creem. Por isso Ele é o nosso Pastor.

Os primeiros cristãos amavam esta imagem. Jesus é o Belo e Bom Pastor. Ele deixou uma imagem inesquecível para os primeiros cristãos: preocupação com os fracos, com os enfermos, com os marginalizados, os indefesos e esquecidos. Jesus é o pastor que se preocupa com as ovelhas. Ele não as abandona, alimenta-as, está atento para defendê-las e livrar dos perigos.

Jesus esquecido de si Ele pensa nos outros. Seu amor pelas pessoas não tem limites, por isso Ele é o Bom Pastor que dá a vida pelo rebanho. Por isso a imagem do Bom Pastor converte-se para nós em uma imagem de consolo, esperança e confiança que está gravada no Salmo 22,1: “O Senhor é meu Pastor nada me falta. Em verdes pastagens me faz repousar…” Quem é ovelha do rebanho de Cristo não caminha sozinho.

A figura de Jesus Bom Pastor lança uma luz decisiva sobre nós cristãos: quem tem alguma responsabilidade pastoral na Igreja, deve agir como Jesus, deve parecer-se com Jesus, o Bom Pastor.

Portanto, Douglas, livre-se do egoísmo que infelicita a vida sacerdotal, procure não agir buscando somente seus interesses para não se tornar um “assalariado do ministério” ou “funcionário”. Vá para águas mais profundas e seja um pescador por amor, um Bom Pastor de verdade e assim você verá cumprirem-se em sua vida todas as promessas de Jesus!

Portanto, Diácono Douglas, neste momento em que você assume um ofício pastoral de tão grande importância para toda a Igreja, tornando-se sacerdote do Altíssimo, presbítero da Igreja, consagrado para o serviço aos irmãos (nenhum sacerdote é ordenado para si mesmo) recorda-te de Jesus Bom Pastor. É esta a missão do padre: ser Bom Pastor. Estar unido a Jesus e a partir desta união, torná-lo presente na comunidade, através da tua presença. Ser sacramento de Jesus Bom Pastor.

A missão do padre é manter viva na Igreja a presença de Jesus Bom Pastor. Veja que belíssima missão está sendo confiada a você, que está prestes a assumi-la, proferindo as promessas sacerdotais diante de toda esta santa Assembleia, aqui reunida para orar por você e sobre você, para pedir a Deus que sua vocação seja consolidada e confirmada.

Hoje é um dia de festa não só para você Douglas, mas para toda nossa Igreja Diocesana, da qual você se torna presbítero e para nosso Presbitério no qual você será inserido. Seja corajoso, sincero e fiel. Seja abençoado. Amém.

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Decreto e Provisão – 30/08/2024

Os Dez Mandamentos