Diocese de Santo André lança o projeto “Construindo o Sagrado”

A nossa diocese abrange as sete cidades do Grande ABC, onde encontramos 106 paróquias e 255 comunidades que surgiram da união e do esforço do povo. A construção de uma igreja transcende a mera criação de uma estrutura física; ela se revela como uma manifestação concreta da fé de toda uma comunidade.

Nesse contexto, o documento intitulado “Orientações para Projeto e Edificação de Igrejas – Volume 106 dos Estudos da CNBB” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desempenha um papel central, fornecendo diretrizes práticas e inspirando uma profunda reflexão sobre como criar espaços que autenticamente expressem o divino.

A espiritualidade constitui o âmago de qualquer igreja, e o documento da CNBB enfatiza a importância de assegurar que a estrutura física esteja em sintonia com os princípios litúrgicos da Igreja Católica. Isso implica a criação de um ambiente que encoraje a participação ativa dos fiéis na celebração da fé, onde a arquitetura e a organização dos elementos contribuam para a contemplação e a reverência.

A arquitetura de uma igreja abarca muito mais do que a sua estética; inclui aspectos como acústica, iluminação e decoração, com o objetivo de garantir que o ambiente propicie uma experiência espiritual enriquecedora. A beleza arquitetônica deve servir à funcionalidade litúrgica e pastoral, criando um espaço que facilite a comunhão e a celebração da fé.

Inúmeras obras estão em andamento em toda a diocese, e desejamos realçar a importância do esforço coletivo que engloba a comunidade, estimulando a participação ativa de todos no processo, fomentando um senso de pertencimento e colaboração. Isso não apenas fortalece os laços entre os fiéis, mas também contribui para a criação de um espaço que verdadeiramente pertence a todos.

É nesse contexto de pertencimento que a Diocese de Santo André, lança a iniciativa “Construindo o Sagrado”. Essa ação se alinha com o 8° Plano Diocesano de Pastoral, que enfatiza a acolhida e a missão, com o objetivo de destacar o árduo trabalho das comunidades na transformação da Casa de Deus em um local mais acolhedor e inclusivo.

Para a logomarca, escolhemos Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que foi assistente de pedreiro e mestre-de-obras, contribuindo para a edificação de construções de valor arquitetônico significativo e sólidas estruturas. Ele é reconhecido como o Patrono da Construção Civil e como o primeiro santo do Brasil.

“Construindo o Sagrado” representa uma tarefa que vai além dos tijolos e da argamassa. É um processo que envolve o coração e a alma de uma comunidade. Construir o sagrado é um passo marcante, e desejamos compartilhar todo o caminho das comunidades nessa empreitada. Para que sua comunidade possa participar, você pode preencher o formulário clicando aqui, e entraremos em contato para ter maiores informações.