Diocese de Santo André

Cenáculo Diocesano marca os 25 Anos da RCC na diocese

Celebrando um marco, a Renovação Carismática Católica da Diocese de Santo André celebrou o  seu 25º aniversário no dia 12 de novembro, com Cenáculo Diocesano, que reuniu mais de 3.200 fiéis, provenientes dos 158 Grupos de Oração da diocese, no Complexo Ayrton Senna, em Ribeirão Pires, tendo o apoio institucional da Prefeitura Municipal.

Sob o inspirador “Com Maria, cantai e celebrai de todo o coração os louvores do Senhor” (cf. Efésios 5, 19b), a manhã iniciou com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada pelo Padre Cláudio Pereira, assessor eclesiástico da Renovação Carismática na diocese.

Na homilia, Dom Pedro, enfatizou a importância da Palavra de Deus na vida cotidiana dos fiéis:  “Deus ajude que a Palavra de Deus possa estar presente sempre diante de nossos olhos, nosso coração, porque como diz o salmo que foi cantado: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”. Nós estamos aqui porque procuramos este Deus vivo de amor, que se manifestou em Jesus. Jesus, que é a sabedoria divina.”

Ele refletiu sobre a parábola das lâmpadas acesas, interpretando-a como um chamado para viver em vigilância e preparação para a chegada do Senhor. Ele relacionou essa mensagem com os desafios atuais da sociedade, como a violência e a perda de valores espirituais, incentivando os fiéis a cultivarem amor e fraternidade em suas vidas.

Concluindo sua homilia, o bispo destacou o papel do Espírito Santo na vida cristã. Ele descreveu o Espírito Santo como um vento que une os fiéis na fé, esperança e amor, reforçando a importância da comunidade e da solidariedade em um mundo muitas vezes dividido e conflituoso.

Padre Cláudio agradeceu o bispo pelo incentivo: “Dom Pedro, muito obrigado por fazer questão, por sempre nos incentivar nesse movimento da Renovação Carismática. Eu, como padre que o senhor nomeou para este movimento, quero mais uma vez dizer ratificar isso diante do Senhor, que esse movimento quer sempre caminhar em comunhão com a nossa diocese, com essa obediência e tenho a certeza de que esse povo ama muito o Senhor.”

A pregação foi complementada por momentos de oração e louvor liderados por Tonny Allison, enquanto espaços de convívio como a praça de alimentação e iniciativas de evangelização – o Cenáculo Kids e Adolescentes – envolveram as famílias, com mais de 200 jovens participando.

O evento também se destacou pelo compromisso social, com a entrada simbolizada pela doação de 1kg de alimento não perecível. A ação resultou na coleta de cerca de uma tonelada de alimentos, destinados a reforçar as iniciativas regionais  de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, do Vicariato Episcopal para Caridade Social, reafirmando o espírito de solidariedade da comunidade.

O cenáculo foi um verdadeiro testemunho do poder transformador do Espírito Santo, fomentando um encontro pessoal com Jesus e impulsionando a transformação e renovação espiritual dos presentes.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra

LIBERDADE RELIGIOSA

Paróquia São Felipe Apóstolo acolhe Pe. Ernane Marinho, SIA, como administrador paroquial

Pastorais e movimentos refletem sobre os eixos do 9º Plano Diocesano de Pastoral

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal