Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética apresenta o terceiro itinerário de formação aos catequistas

Na manhã de sábado, 2 de março, catequistas de todas as dez regiões pastorais da Diocese de Santo André se reuniram para receberam o material para darem início à terceira etapa do Itinerário de Formação para Catequistas, desenvolvido pela Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética, que aconteceu no auditório do Edifício Sede Santo André  Apóstolo.

Padre Eduardo Calandro, coordenador da comissão, relembrou que o itinerário está estruturado em três níveis progressivos, começando em 2022 e com previsão de conclusão neste ano. Cada etapa foi desenhada para abordar e aprofundar diferentes aspectos da fé e da prática catequética, com o terceiro e último nível focando em temas avançados e a implementação do Ministério de Catequista.

Este projeto de formação surge como resposta aos desafios contemporâneos enfrentados pela catequese, visando revitalizar a transmissão da fé em um contexto marcado por rápidas mudanças culturais e tecnológicas. A iniciativa abrange desde o fortalecimento da comunhão comunitária até o desenvolvimento de uma formação missionária robusta, passando pela iniciação à vida cristã e pela cultura do acolhimento.

A comissão buscou, com este itinerário formativo, responder aos desafios pastorais e catequéticos destacados pelo Papa Francisco, pela Conferência de Aparecida e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promovendo uma catequese que facilite experiências profundas do amor de Deus e encontros decisivos na vida dos catequizandos. Os catequistas são preparados através de um processo gradual que inclui estudo, celebração e vivência da fé, refletindo a estrutura do RICA (Rito de Iniciação Cristã de Adultos).O método de encontros proposto pela comissão enfatizou a flexibilidade e a inclusão, garantindo que catequistas de diferentes áreas (desde a catequese infantil até a adulta, incluindo grupos específicos como gestantes e pessoas com deficiência) possam participar efetivamente. Cada etapa do itinerário foi cuidadosamente planejada para ter uma duração adequada, culminando na emissão de um certificado de participação — um pré-requisito para o avanço no programa de formação e para a recepção do Ministério Laical de Catequista, conforme critérios da CNBB.

Este processo formativo reflete o compromisso da Diocese de Santo André com a renovação e o fortalecimento da catequese, reconhecendo a importância vital de adaptar-se aos tempos modernos enquanto se mantém fiel aos ensinamentos e tradições da Igreja.