“Caminhar Juntos”: Padre Max inicia missão na Paróquia São Felipe Apóstolo

Com a paróquia cheia de fieis, na noite de 20 de agosto, a Paróquia São Felipe Apóstolo, em Mauá, celebrou a posse de seu novo Administrador Paroquial, Padre Wilton Maximiliano Mota. A cerimônia foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André, e contou com a presença de alguns padres, o Vigário Episcopal para Pastoral, Padre Everton Gonçalves Costa; o Vigário Episcopal para Caridade Social, Padre Ryan Matthew Holke; os padres Eliano Bispo dos Santos e André Rodrigues da Silva; e os diáconos Celso Francisco da Silva e Francisco José Poloni.

A celebração teve início com a leitura do Decreto de Nomeação pelo Padre Ryan, oficializando Padre Max, como gosta de ser chamado, o novo Administrador paroquial. Para proclamar o Evangelho, Padre Max aproximou-se do bispo para receber o Livro dos Evangelhos, simbolizando seu dever de anunciar a Palavra de Deus a toda a comunidade.

Dom Pedro, em sua homilia, destacou a figura de São Bernardo de Claraval, lembrado-o como um exemplo de amor a Cristo e dedicação à Igreja:

“São Bernardo nos ensinou a centralidade de Jesus na vida da nossa Igreja.”

Ele alertou para os perigos de afastar Deus do centro da vida, o que leva ao domínio dos ídolos e à ruína tanto individual quanto social. Refletindo sobre o Evangelho, falou do diálogo de Jesus com o jovem rico, enfatizando a dificuldade de desapegar-se não apenas dos bens materiais, mas também do próprio egoísmo e projetos pessoais.

Dom Pedro ainda ressaltou o papel do pastor na Igreja, citando que o sacerdote é chamado a ser um reflexo do Bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas:

“O padre deve agir como um bom pai de família, sempre pensando no bem-estar de seus filhos espirituais, caminhando com o rebanho, guiando, amparando e cuidando para que ninguém se perca no caminho. É esse zelo que faz do padre um verdadeiro sinal da presença de Cristo na comunidade.”

Após a homilia, Padre Max renovou suas promessas sacerdotais diante da comunidade e recebeu de Dom Pedro os símbolos que representam suas responsabilidades como administrador paroquial: a chave da igreja, a chave do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa, simbolizando aspectos fundamentais de sua missão.

A comunidade de São Felipe Apóstolo acolheu seu administrador paroquial com carinho e confiança, expressando em sua mensagem que estão prontos para caminhar juntos na fé. Sabem que ele conquistará e será conquistado pela paróquia, e ofereceram seu apoio, amizade e disponibilidade no dia a dia da vida comunitária.

Em seu discurso de agradecimento, Padre Max manifestou sua alegria e disposição em servir à comunidade. Agradeceu a Dom Pedro pela confiança e pediu orações para que possa exercer seu ministério com dedicação e fidelidade. Ele também destacou a importância da união e da oração pela vitalidade das vocações na Igreja:

“Estou disposto a servir, a criar comunhão e a caminhar juntos, confiantes de que o Senhor está conosco.”

Padre Everton, que já havia trabalhado com Padre Max anteriormente, também dirigiu algumas palavras à comunidade, destacando o caráter pastoral e a dedicação do sacerdote:

“Trabalhei com Padre Wilton durante seis meses e pude ver sua dedicação e amor ao ministério. Não tenho dúvidas de que ele conquistará o coração desta paróquia, assim como fez em outras comunidades. Conte conosco para o que precisar, e que possamos, juntos, servir ao povo de Deus com alegria e fervor.”

A ata de posse foi lida pelo chanceler do bispado, Padre Camilo Gonçalves de Lima, oficializando assim a nova missão do novo administrador paroquial na paróquia. A comunidade, agora sob sua liderança, se prepara para continuar a sua caminhada de fé, unida e fortalecida pelo compromisso com o Evangelho.

Decreto e Provisão – 30/08/2024

Os Dez Mandamentos

Semana Diocesana de Formação 2024 abordará o tema do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”

Sexta edição do Festival Vocacional bate recorde de público