Diocese de Santo André

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

NOTA DE PESAR

Falecimento do Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

“A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá…porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si.
Provou-os como se prova o ouro na fornalha e aceitou-os como ofertas de holocausto” (Sb 3, 1 -6)

Com imensa tristeza recebemos a notícia do falecimento do nosso seminarista Eduardo Barbosa Pereira. Ele estava terminando o quarto ano de teologia. Uma grande perda para nós. Diante deste fato doloroso, a partir de nossa fé, repetimos como Santa Marta, a irmã de Lázaro: “cremos Senhor que tu és a ressurreição e a vida e quem crer em ti não morrerá jamais”.

O mistério nos envolve e diante dele, em especial o mistério da dor e da morte, ficamos em silêncio. Só Deus sabe de todas as coisas e nós, não podemos ver nenhum acontecimento a não ser com o olhar de Deus que é Pai de bondade.

O Eduardo tinha todos os dons para se tornar um bom padre, sentia-se chamado por Jesus. Creio também, a partir dos contatos que tive com ele,  que foi escolhido. Porém,  misteriosamente seu itinerário foi interrompido quase no final. Ele se foi, com sua serenidade, humildade e entrega nas mãos de Deus, além da devoção a Maria Santíssima que, certamente, veio buscá-lo neste dia em que a Igreja comemora a sua natividade. Buscá-lo para conduzi-lo  à vida que não tem fim.

O Eduardo se deixou conduzir por Deus no período de sua doença, da qual se tratava a alguns meses, sempre confiante e em oração, pois sabia que : “todos os que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8, 14). E agora já o é no dia da eternidade junto a Jesus a quem desejava estar unido no sacerdócio amando e servindo os irmãos. Que agora possa interceder por nós, especialmente pelos nossos seminários e os seis colegas seus que serão ordenados ainda este ano.

Toda a nossa Diocese, os formadores, incluindo minha pessoa, e os seminaristas principalmente, que o estimavam como irmão e amigo, estamos de luto. Pedimos a Deus que conforte sua família. Dai-lhe Senhor o descanso eterno e brilhe para ele vossa luz sem fim.

Descanse em Paz. Na Paz de Deus.

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo Diocesano de Santo André

Compartilhe:

Diocese de Santo André promove 4ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas em Mauá

No Paranavaí, comunidade presta última homenagem ao Padre Mesquita

Nota de Pesar do Bispo Diocesano e da Diocese de Santo André

“Eis-me aqui!”: Diocese de Santo André institui 841 Ministros da Catequese

Encontro diocesano reúne lideranças do EJC em manhã de escuta e unidade

Foranias recebem formações para o 9º Plano Diocesano de Pastoral

Um dia para dizer sim a Deus: 7º Festival Vocacional emociona a Diocese

Romaria da Diocese de Santo André reúne milhares de fiéis no Santuário em Atibaia

Rede de Solidariedade e Quermesse da Caridade: sinais vivos do Evangelho em prática