Nota de pesar – Diocese de Santo André
Com grande pesar, a Diocese de Santo André comunica o falecimento do Pe. Ascenzo Venditti, conhecido como Padre Enzo, ocorrido neste dia 21 de julho.
Nascido em 1934, na cidade de Fontana Liri, na Itália, Pe. Enzo chegou ao Brasil como missionário em 1966 e, desde então, fez de Santo André sua casa e seu campo de missão. Por 20 anos, foi pároco da Paróquia Santo Antônio, no Jardim Santo Antônio, onde deixou uma marca profunda na vida da comunidade e no coração de milhares de fiéis.
Homem de oração e ação, fundou em 1998 a creche da Associação Madre Teresa de Calcutá, iniciativa nascida da Pastoral da Criança para atender famílias em situação de vulnerabilidade. O projeto começou com 35 crianças, graças ao apoio da comunidade paroquial e de voluntários, e hoje acolhe mais de 70 pequenos, com planos de ampliação. Seu amor pelos pobres se expressava também em gestos simples e carregados de fé, como a tradicional bênção dos pães durante as cerimônias eucarísticas, resgatando a devoção popular a Santo Antônio, patrono da paróquia que conduziu com zelo e ternura.
Em 2016, aos 82 anos, teve seu pedido de renúncia acolhido pelo bispo diocesano, mas seguiu sendo, até o fim, uma presença discreta e orante, sempre disponível para o bem.
A Diocese de Santo André eleva a Deus sua gratidão pelo testemunho fecundo deste sacerdote que soube viver o Evangelho na simplicidade dos gestos e na grandeza do amor.
“Dá-lhe Senhor o descanso eterno, brilhe para ele a Vossa Luz”
Em breve mais informações sobre velório e sepultamento