Diocese de Santo André

Frei Diogo Luís Fuitem: vida doada à Igreja e ao Povo de Deus

Na manhã desta terça-feira, 5 de agosto, o Santuário Senhor do Bonfim, em Santo André, acolheu a missa exequial de Padre Frei Diogo Luís Fuitem, OFMConv., falecido no último sábado, 3 de agosto. A celebração foi presidida pelo ministro provincial dos P dos Frades Menores Conventuais (OFM Conv.), Frei Hugo da Silva Santos, e contou com a presença de frades da Ordem, membros do clero diocesano e fiéis que vieram se despedir do sacerdote, cujo corpo foi velado no mesmo santuário onde, há 58 anos, recebeu a ordenação presbiteral.

A homilia foi conduzida por Frei Antônio Corniatti, que foi ordenado sacerdote junto com Frei Diogo, em 3 de setembro de 1967. Ao recordar o amigo e confrade, destacou: “O que caracterizava o Frei Diogo era a cordialidade. Sempre foi, no meio da fraternidade, um frade cordial e alegre.”

Ao falar do zelo pastoral, ressaltou sua preocupação em tornar a fé acessível: “Ele sempre buscou que o povo entendesse, fosse na fala ou na escrita. Tentava sintetizar na melhor maneira possível, para que todos compreendessem a beleza e nobreza do ser cristão, do seguimento de Jesus Cristo humanado.”

Inspirado no prefácio da Missa dos Defuntos, Frei Antônio afirmou: “Para os que creem em vós, Senhor, a vida não é tirada, mas transformada. Quando soube da morte de Frei Diogo, entendi que ele havia nascido para a verdadeira e real realidade.” E convidou à esperança: “Logo vamos perceber que ele está mais perto de nós de um jeito que não conseguia enquanto caminhava no meio de nós.”

Encerrando a homilia, Frei Antônio fez um apelo: “Em vez de ficarmos tristes, vamos nos animar para honrar Frei Diogo, servindo ao Senhor melhor do que ele. Este é o melhor modo de alegrá-lo agora, vivo na comunhão dos santos e intercessor de cada um de nós.”

Às 13h30, foi celebrada a Liturgia dos Fiéis Defuntos, presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que retornava de compromissos na Diocese de Registro. Logo após, o cortejo seguiu para o Cemitério Camilópolis, em Santo André, onde o corpo foi sepultado.

Entre lágrimas e cânticos, a comunidade despediu-se do homem de Deus que viveu seu sacerdócio com simplicidade, ardor missionário e profundo amor à Igreja.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral