Diocese de Santo André

Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu a 46ª Assembleia Eclesial no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP)

No último final de semana, entre os dias 24 e 26 de outubro, o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu a 46ª Assembleia Eclesial no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP).

A iniciativa, que reuniu arcebispos, bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral, além de lideranças pastorais das 43 circunscrições eclesiásticas paulistas, contou ainda com a presença de coordenadores e assessores estaduais de pastorais, movimentos e serviços eclesiais. Ao todo, aproximadamente 230 pessoas participaram do encontro, cujo tema central foi “Identidade eclesial e pertença diocesana”.

Representando a Diocese de Santo André, participam nosso bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, o Vigário Episcopal para a Pastoral, Pe. Everton Gonçalves Costa, e as leigas Alessandra Sperche (CFP Rudge Ramos) e Maura Silva (CFP Diadema).

Em entrevista, o bispo auxiliar de São Paulo e secretário do Regional Sul 1, Dom Carlos Silva, OFMCap, destacou que o tema teve como objetivo auxiliar as arquidioceses e dioceses paulistas na recepção do texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil, que será aprovado em 2026, pelo episcopado brasileiro, durante a Assembleia Geral da CNBB.

Para aprofundar as reflexões, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, apresentou o Instrumentum Laboris (Instrumento de Trabalho) das DGAE. Já o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, abordou o tema da pertença diocesana como forma concreta da identidade eclesial de todo fiel.

A programação da 46ª Assembleia Eclesial também incluiu momentos de espiritualidade, trabalhos em grupo, celebrações pelos 50 anos das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), além de homenagens aos Santos e Beatos paulistas e uma celebração com a Infância e Adolescência Missionária (IAM).

Os participantes ainda vivenciaram uma confraternização com elementos típicos das diversas regiões do Estado de São Paulo e receberam indicações e informações pastorais para fortalecer a caminhada evangelizadora das dioceses.

“A Assembleia Eclesial foi um grande encontro de toda a Igreja presente no Estado de São Paulo”, avaliou Dom Carlos Silva, destacando que os momentos de reflexão, estudo e oração conduziram todos os presentes à responsabilidade do fiel anúncio de Jesus Cristo.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral