Celebração Eucarística finaliza formação nas dez regiões

Com o objetivo de promover a unidade e a comunhão da Igreja Católica no Grande ABC, a formação itinerante “Celebração Eucarística: Caminho Catequético, Litúrgico e Mistagógico” para coordenadores e ministros extraordinários finalizou na manhã de sábado (23/11), o itinerário por todas as dez regiões pastorais da Diocese de Santo André. A última região a receber o encontro, que dura cerca de três horas e aborda todos os ritos da missa, foi Rio Grande da Serra, na Paróquia São Sebastião.

8º Plano de Pastoral

De acordo com o assessor da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários, Pe.Gonise Portugal, a ideia dessa celebração de formação foi motivada pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral, a fim de que todas as 106 paróquias e quase 264 capelas e comunidades tenham a mesma comunicação nas missas, com o objetivo de aprofundar a linguagem litúrgica, o zelo pela eucaristia, por todos os sacramentos da igreja, pelos ministérios extraordinários, o bom decoro das  celebrações e o canto litúrgico. “Explicamos parte por parte da missa. Porque liturgia é comunicação, liturgia é poesia como nos frisamos bem. A liturgia não é do padre, do bispo. É da igreja. E nós estamos a serviço da liturgia. Somos servos da liturgia. A liturgia é tradição da igreja. Tem que ter esse fio condutor, essa unidade. Não posso fugir daquilo que é o ensinamento da igreja, ou seja, mostrar aquilo que é correto e a nossa comunicação com o sagrado”, elucida o pároco da Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi, em São Bernardo.

A Celebração Eucarística: Caminho Catequético, Litúrgico e Mistagógico para coordenadores e ministros extraordinários atende, principalmente, aos itinerários 1,2 e 3 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que trazem ações voltadas à cultura e espiritualidade do acolhimento. Aborda a convivência e oração comunitária; oferece formação para o discipulado com o objetivo de proporcionar um Itinerário de vivência com Jesus; e traz ações que buscam a conversão para o acolhimento por meio do fortalecimento das estruturas para bem acolher.

Encontro formativo

Com o tema “A Espiritualidade dos Ministros dos Enfermos”, o 4º Encontro Formativo de 2019 para os Coordenadores dos Ministérios Extraordinários nas paróquias da Diocese de Santo André acontece na noite de quarta-feira (27/11), às 20h, no Auditório Dom Jorge Marcos Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro andreense. A palestra será proferida pelo seminarista Cauê Ribeiro.