Diocese de Santo André

Encontro da IAM destaca protagonismo das crianças e adolescentes

A Infância e Adolescência Missionária da Diocese de Santo André realizou na tarde DE sábado (1º/02), o primeiro encontro de 2020 com a Tarde de Estudo para 35 assessores da IAM das cidades de Santo André, São Bernardo, Mauá,  São Caetano e Diadema, que compareceram ao Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro andreense. O motivo do encontro foi o aprofundamento do documento “Orientações e diretrizes – documento de estudo” lançado no ano passado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), da qual a IAM faz parte.

O coordenador diocesano da IAM, Glauber Machado, destacou durante a palestra os principais pontos acerca do carisma e do funcionamento da IAM, como sua ligação com o Papa, por ser obra pontifícia, e ter caráter universal, dirigida para o mundo todo.
Um dos aspectos mais destacados neste documento é a questão do protagonismo das crianças e adolescentes, que auxiliados pelos assessores, preparam e aplicam os encontros, de acordo com a metodologia das quatro áreas integradas.

O encontro também contou com a participação do integrante da coordenação estadual da IAM, José Laércio Chaves, que abrilhantou o encontro com um momento de reflexão e descontração utilizando bexigas. Por fim, Laércio destacou a alegria de novamente vir em nossa diocese e constatar o aumento no número dos assessores e dos grupos. Lembrou também que no próximo mês teremos um encontro de implantação para todos os grupos que surgiram no ano de 2019, em cinco paróquias.

8º Plano de Pastoral
A iniciativa atendeu ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, mais especificamente o itinerário 5, que tem como objetivo desenvolver a consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e associações. O fortalecimento dos conselhos missionários, a formação e a integração de todos são atividades previstas para este fim.

Como participar
Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos podem participar da Infância e Adolescência Missionária. Quem quiser implementar o grupo em sua paróquia basta enviar e-mail para: iam@diocesesa.org.br ou ligar no Centro de Pastoral no telefone: 4469-2077. Para saber mais sobre a IAM, acesse o portal http://www.pom.org.br/

Presença na Diocese
A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária tem cerca de 20 grupos, espalhados em 13 paróquias da Diocese de Santo André, chegando a atingir quase 200 pessoas. Atualmente, cerca de 50 mil crianças e adolescentes participam da obra em todo o Brasil.

Fundação
A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária completou 176 anos de existência no dia 19 de maio de 2019. Fundada em 1843, em Paris, na França, a “Santa Infância” (hoje, Infância e Adolescência Missionária) teve esse nome escolhido porque a característica da Obra seria justamente a infância dos países cristãos ajudando a infância dos países pobres de recursos humanos e pobres por não conhecer a pessoa de Jesus Cristo.

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo