Diocese de Santo André

Em assembleia, bispos dos Regional Sul 1 recordam os 15 anos da Conferência de Aparecida

Com “caráter de retomada presencial”, como motivou Dom Pedro Luiz Stringhini, o primeiro dia da 84ª edição da Assembleia dos Bispos também refletiu aspectos da conjuntura política brasileira.

O episcopado do Estado de São Paulo iniciou na tarde da terça-feira, 7, a 84ª edição da Assembleia do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que continua até a quinta-feira, dia 9, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), com a participação de arcebispos, bispos e padres coordenadores de pastoral das seis arquidioceses e 36 dioceses paulistas.

Na abertura, os 40 bispos, 53 sacerdotes responsáveis pela animação pastoral no estado de São Paulo e oito convidados de pastorais foram acolhidos pela Presidência do Regional. “Depois de dois anos on-line devido à pandemia, esta Assembleia tem caráter de retomada presencial entre nós, bispos, e também de celebração dos 15 anos do Documento de Aparecida que teve a coordenação do então Cardeal Bergoglio, hoje Papa Francisco”, destacou Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes e Presidente do Regional, ao dar as boas-vindas aos participantes e ressaltar a importância pastoral e espiritual da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, realizada em Aparecida (SP) no ano de 2007.

 

Trabalhos
A sessão do primeiro dia da 84ª Assembleia Regional dos Bispos contou com a análise de aspectos da conjuntura política brasileira, apresentada pelo Padre Paulo Renato Campos. As consequências econômicas e sanitárias da pandemia, questões do capitalismo globalizado, fome e diversos aspectos da democracia foram refletidos com o episcopado.

Na quarta-feira, 8, haverá a apresentação do tema central, “Aparecida – 15 anos depois”, com assessoria do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo. Neste dia, também Dom Milton Kenan Júnior, Bispo diocesano de Barretos (SP), tratará sobre a Animação Bíblica da Pastoral. No último de trabalhos, na quinta-feira, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, falará sobre o Ensino Religioso. Também haverá a organização da Assembleia das Igrejas Particulares (AIP) e a celebração de encerramento. Outros detalhes do evento podem ser acessados neste link

Compartilhe:

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo

nomeacoes

Nomeação e provisões – 03/07/2024