Em assembleia, bispos dos Regional Sul 1 recordam os 15 anos da Conferência de Aparecida

Com “caráter de retomada presencial”, como motivou Dom Pedro Luiz Stringhini, o primeiro dia da 84ª edição da Assembleia dos Bispos também refletiu aspectos da conjuntura política brasileira.

O episcopado do Estado de São Paulo iniciou na tarde da terça-feira, 7, a 84ª edição da Assembleia do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que continua até a quinta-feira, dia 9, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), com a participação de arcebispos, bispos e padres coordenadores de pastoral das seis arquidioceses e 36 dioceses paulistas.

Na abertura, os 40 bispos, 53 sacerdotes responsáveis pela animação pastoral no estado de São Paulo e oito convidados de pastorais foram acolhidos pela Presidência do Regional. “Depois de dois anos on-line devido à pandemia, esta Assembleia tem caráter de retomada presencial entre nós, bispos, e também de celebração dos 15 anos do Documento de Aparecida que teve a coordenação do então Cardeal Bergoglio, hoje Papa Francisco”, destacou Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes e Presidente do Regional, ao dar as boas-vindas aos participantes e ressaltar a importância pastoral e espiritual da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, realizada em Aparecida (SP) no ano de 2007.

Trabalhos
A sessão do primeiro dia da 84ª Assembleia Regional dos Bispos contou com a análise de aspectos da conjuntura política brasileira, apresentada pelo Padre Paulo Renato Campos. As consequências econômicas e sanitárias da pandemia, questões do capitalismo globalizado, fome e diversos aspectos da democracia foram refletidos com o episcopado.

Na quarta-feira, 8, haverá a apresentação do tema central, “Aparecida – 15 anos depois”, com assessoria do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo. Neste dia, também Dom Milton Kenan Júnior, Bispo diocesano de Barretos (SP), tratará sobre a Animação Bíblica da Pastoral. No último de trabalhos, na quinta-feira, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, falará sobre o Ensino Religioso. Também haverá a organização da Assembleia das Igrejas Particulares (AIP) e a celebração de encerramento. Outros detalhes do evento podem ser acessados neste link