Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro Nacional da Economia de Francisco e Clara, realizado pela Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara em parceria com a PUC Minas, que acontece nos dias 19 e 20 de novembro.

O evento terá como tema ‘Territórios, coletividade e práticas econômicas alternativas’. A proposta é que o evento seja um ponto convergente de forças a fim de avaliar os avanços da proposta de construção da Economia de Francisco e Clara no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site:  economiadefranciscoeclara.com.br

O Seminário, que será totalmente virtual, terá no sábado, 20, um encontro por grandes regiões, além de uma feira de boas práticas em que serão apresentadas diversas experiências como os Bancos Comunitários (Rede Brasileira de Bancos Comunitários) e Moedas Sociais e Agroecologia e Soberania Alimentar (ANA – economia agrourbana).

Durante o 2º Encontro Nacional a intenção é de firmar uma carta-compromisso que envolva as entidades nacionais e seus interesses de articulação em torno de economias transformadoras. O evento é uma realização da Articulação Brasileira para a Economia de Francisco e Clara (ABEFC) em parceria com o Grupo de Trabalho e Reflexão para a Economia de Francisco e Clara da PUC Minas.

O que é a Economia de Francisco e Clara
Em maio de 2019, em carta endereçada aos jovens, o Papa Francisco o Papa Francisco destacou a urgência de “uma economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a depreda”, simbolicamente chamada de Economia de Francisco. No Brasil, a proposta ganhou corpo a partir de diversas frentes de ação em todo o país por uma economia que venha fortalecer as experiências de colaboração, cooperativismo, renda e finanças solidárias a fim de ser para todos.

Fonte: CNBB com informações da Semana Social Brasileira