Diocese de Santo André

8º Plano de Pastoral motiva ação dos Catequistas do Batismo

Inspirados pela Festa da Divina Misericórdia e reconhecendo o amor de Deus, cerca de 150 catequistas de pais e padrinhos do batismo participaram na manhã de domingo (28/04), do 1º Encontro Regional Ampliado 2019 com o tema “A importância e missão na Igreja”, realizado no salão paroquial da Paróquia São João Batista, no Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.

A atividade reuniu cinco regiões pastorais: São Bernardo – Centro; São Bernardo – Rudge Ramos; São Bernardo – Anchieta; Diadema e São Caetano do Sul. O objetivo da manhã de formação e espiritualidade foi também aprofundar os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, com os desafios de “Ser uma Igreja que fortaleça a Cultura da Espiritualidade do Acolhimento em permanente Ação Missionária”, propostos a partir da Constituição Sinodal, que completou um ano no último dia 6 de abril.

*
Plenitude da misericórdia

Após o café e a acolhida, em que cada catequista adentrava o ambiente segurando uma vela como um símbolo da “luz de Jesus Cristo”, ladeado com a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, sendo acompanhada pela animação musical do Santuário em homenagem à padroeira do Brasil (Bairro Paulicéia – SBC), o anfitrião, pároco da Igreja São João Batista, Pe. Paulo Afonso, deu as boas-vindas e fez uma oração para preparar espiritualmente os participantes ao encontro. “O batismo é a plenitude da misericórdia de Deus sobre todos nós. Vamos suplicar, então, que cada um de nós arautos desta certeza, possa também testemunhar na Catequese, no acolhimento às famílias, aos adolescentes, as crianças, aos adultos, essa certeza da fé de que Deus é pai de misericórdia”, salienta o sacerdote.
*

Oração e unidade

Abordando o tema “Catequista do Batismo – A importância e missão na Igreja”, o palestrante César Fialho chamou a atenção para a relevância da família, na convivência harmoniosa para um trabalho exitoso, e da vocação de cada integrante da pastoral, que são chamados para servir a igreja e ao povo de Deus. Para isso, estabeleceu alguns parâmetros de motivação e comprometimento visando uma ação permanente missionária: “Quando distanciamos do ideal nós esmorecemos. A oração sustenta a nossa caminhada. Precisamos começar uma vida de oração em casa. Quando falamos do suporte que precisamos ter nessa vida é o companheirismo que encontramos no próximo. Suportar é sustentar”, sintetiza o professor e teólogo, ao comentar sobre o exercício da fé ser uma prática diária como elemento renovador da atuação dos catequistas. “Nós somos frágeis e muitas vezes negamos Jesus em nossas vidas, como Pedro fez. Por isso é necessária a oração. A força Dele nos impulsiona para as realizações, pois Ele venceu a morte”, emenda.
*
*Repercussão

Para o casal Marcos Rogério Suzano, 43 anos, e Ana Suzano, 42 anos, que participa há 11 anos da Catequese do Batismo na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São Bernardo, esse momento agrega muito em relação a caminhada de evangelização: “Contribui em tudo. É sempre bom saber o que está acontecendo e trabalhar de acordo com o tempo que vivemos na igreja e na atual sociedade”, conta a auxiliar administrativo. “Destaco a solidariedade e acolhimento aos irmãos que não estão conosco como ponto importante para promover um resgate para os braços de Cristo”, complementa o técnico em qualidade.

De acordo com Jorge Eli Francisco dos Santos, 55 anos, da Paróquia Mãe de Deus de Diadema, o conteúdo apresentado na manhã de formação é um subsídio relevante para aplicação nas diferentes realidades de cada região da diocese. “Na verdade, sempre estamos aprendendo. Sempre abrimos mais a mente para o aprendizado e o modo de trabalhar com as dinâmicas”, analisa o aposentado, que integra há oito anos a equipe de catequistas do batismo.
*

Próximas agendas

Os próximos encontros regionais ampliados de Formação para Catequistas do Batismo acontecem no dia 14 de julho (Santo André – Centro, Leste e Utinga); 10 de agosto (Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) e 18 de agosto (Mauá).

Já o Encontro Diocesano de Catequistas de Pais e Padrinhos do Batismo com a presença do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini ocorrerá no dia 29 de setembro, na Igreja Matriz de São Bernardo – Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem, na região central.
Antes do encerramento do ano, a Assembleia Diocesana com os setores da Catequese de Iniciação à Vida Cristã – catequistas de crianças, jovens, adultos e pais e padrinhos – acontecerá no dia 23 de novembro, também na Igreja Matriz de São Bernardo.

Confira todas as fotos aqui

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo